6 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Escritor discute o romance policial em evento literário no Sesc

Escritor discute o romance policial em evento literário no Sesc

26/08/2014 23h40 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Escritor discute o romance policial em evento literário no Sesc

O projeto Itinerância Sesc Bienal Internacional do Livro traz a São Carlos o escritor Raphael Montes para uma mesa redonda que irá discutir a universalidade do romance policial através do tema: “Narrativas de Assalto: o universal no novo gênero policial”. A mediação ficará a cargo do escritor Joca Reiners Terron. O evento ocorrerá hoje, às 20 horas, no Teatro do Sesc. A entrada é gratuita. O debate é aconselhável para maiores de 16 anos.

O gênero policial é um dos mais tradicionais da literatura, e atualmente há grande visibilidade do gênero. De acordo com a produção do evento, a proposta deste encontro é discutir o que há de universal e o que há de novo da produção do gênero policial, visto que o número de traduções para outros idiomas é consideravelmente grande, bem como o interesse dos leitores. Questão como “quais são os elementos literários que tornam estas obras universais?” serão debatidas por Montes e Terron.

O carioca Raphael Montes, de 24 anos, é advogado e escritor, autor dos livros “Suicidas” e “Dias Perfeitos”, já publicou contos em diversas antologias de mistério, inclusive na Playboy e na prestigiada revista americana Ellery Queen Mystery Magazine. ‘Suicidas’, publicado pela Saraiva, foi o romance de estreia do autor que chegou como finalista do prêmio Benvirá de Literatura 2010, do prêmio Machado de Assis 2012 da Biblioteca Nacional e do prêmio São Paulo de Literatura 2013.

O bate-papo é uma das ações que o Sesc promove em consonância com a edição deste ano da Bienal do Livro de São Paulo.  Pelo site da instituição, a gerencia do Sesc avalia que a ação é importante por contribuir para a  democratização da cultura, para que esteja acessível a todo cidadão, sendo a leitura uma importante ferramenta de emancipação do indivíduo, com uma contribuição fundamental no desenvolvimento da sociedade. “Através de nossas ações conseguimos ofertar ao público opções que contribuam com a reflexão crítica sobre a sociedade e o sujeito”, traz o texto. 

A 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontece até domingo, 31, no pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP). Com uma programação abrangente, o evento mescla literatura com diversão, negócios, gastronomia e cultura. A Bienal reúne as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país. São cerca de 480 expositores participantes que apresentarão para 800 mil visitantes seus mais importantes lançamentos em um espaço total de 60 mil m².

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x