6 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Espetáculo musical aborda folclore brasileiro

Espetáculo musical aborda folclore brasileiro

25/08/2012 13h37 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Espetáculo musical aborda folclore brasileiro

O grupo Folia e Folguedos apresenta nesta terça-feira (28) no Sesc São Carlos o espetáculo musical Coração de Quintal sobre as tradições e manifestações populares que muitas vezes se iniciam nos quintais e terreiros de casas. A apresentação será a partir das 20h e a entrada é franca.

Com repertório rico em cirandas, cantigas de tropeiros, batuque de roda, cana-verde, vilão de lenço, catira, folias, catopé, marujada, calango, congada, moçambique, jongos entre outras, Coração Quintal é um espetáculo interativo que apresenta músicas e tradições populares de vários estados do Brasil.

O interprete das composições e criador do espetáculo Inimar Reis conta que Coração Quintal entre outras peças criadas pelo grupo Folia e Folguedos têm como objetivo difundir a cultura popular brasileira. “Esses espetáculos levam a público, apresentações cênicas e musicais das manifestações da cultura tradicional como, festividades, folguedos, brincadeiras, músicas e danças brasileiras”.

O mineiro Inimar dos Reis do Vale teve sua trajetória artística iniciada nos circos e teatros de rua de sua cidade natal. É músico, pesquisador do folclore e produtor do Grupo Folias e Folguedos que apresenta espetáculos musicais com repertório nas raízes da cultura popular.

Inimar tem diversos projetos de arte educação que visam ampliar as possibilidades de recepção critica da cultura popular brasileira através de ações como oficinas para crianças e jovens e aulas-espetáculos para educadores em escolas, ONGs, Associações e diversas outras instituições.

“A educação é o meio mais eficiente para preparar e estimular a consciência cultural do indivíduo, iniciando pelo reconhecimento da cultura local. A cultura popular não é um ‘universo congelado’. Há forte criação artística e dinâmica além do controle da produção simbólica. Além de experiência musical e teatral, há intensa experiência corporal e estética”, ressalta Inimar.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x