21 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Exposição de fotografia é realizada na UFSCar

Exposição de fotografia é realizada na UFSCar

19/06/2013 22h23 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Exposição de fotografia é realizada na UFSCar

 

A Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza, até o dia 30 de junho, exposição de fotografias que foram resultado da participação de alunos e professores da Universidade no Projeto Rondon Operação “2 de Julho”.
O grupo de professores e alunos provenientes dos cursos de Engenharia Civil, Biologia, Imagem e Som, Gestão Ambiental e Química da UFSCar, sob a coordenação das docentes Marcilene Dantas e Rochele Ribeiro, do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Universidade, participou do Projeto Rondon durante 15 dias, na cidade Anguera (BA), entre janeiro e fevereiro deste ano. Mais de 40 instituições, totalizando aproximadamente 400 voluntários, participaram da Operação, que teve como objetivo realizar trabalhos de integração social e buscar soluções que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável e ampliar o bem-estar da população, além de colaborar para a própria formação do universitário como cidadão. Esta participação contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) e do DECiv.
Estima-se que cerca de 25% da população do município, ou 2.500 pessoas, foram atendidas em atividades, coordenadas por quatro comissões: Tecnologia e Produção, Trabalho, Comunicação e Meio Ambiente. Dessa forma, foram ministradas pela equipe da UFSCar oficinas com dicas de construção, de como se projetar uma casa e de instalação e manutenção elétrica em residências. Ocorreram também oficina motivacional de empreendedorismo, oficina de associações e cooperativas, aulas de Inglês, de informática básica e de montagem e manutenção de computadores. Aconteceu ainda a divulgação de programas de financiamento na esfera federal. Comunicação e cultura também foram abordados em oficinas de imprensa oficial e jornal comunitário, além de workshops de teatro, fotografia, audiovisual, cineclube, turismo e expressão popular.
Rochele Ribeiro, diz que o Projeto Rondon, além de promover uma série de atividades de capacitação, permite que haja uma troca de experiências que é benéfica tanto para os voluntários quanto para os moradores. “Eles nos recebem com muita acolhida e carinho, preocupando-se com o bem estar e conforto da equipe. Em Anguera, observamos um grande interesse da população em participar do projeto em todas as atividades propostas”, relata a professora.
Após 15 dias de operação, a equipe de rondonistas voltou com muitas experiências para compartilhar e histórias para contar. A exposição tem o objetivo de divulgar o trabalho e a experiência da equipe durante a operação, para que tenham a consciência da importância do projeto e, assim, sintam-se motivados para dar continuidade nas demais operações. A exposição está montada no 2º piso da BCo. As visitas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas.

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x