7 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Felipão pode buscar alternativa para problema na armação

Felipão pode buscar alternativa para problema na armação

01/07/2014 11h27 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Felipão pode buscar alternativa para problema na armação

Reuters/Marcelo Regua

Forçado pela suspensão de Luiz Gustavo a mudar a equipe, o técnico Luiz Felipe Scolari terá a oportunidade contra a Colômbia de buscar alternativas para a falta de criatividade do setor ofensivo do Brasil quando Neymar não brilha, algo que o treinador ainda não fez desde o início da preparação para a Copa do Mundo.

 

Felipão começará a montar o time para o duelo contra os colombianos na terça-feira, quando comandará o primeiro treino da equipe no centro de treinamentos da Granja Comary, em Teresópolis (RJ), após a vitória nos pênaltis sobre o Chile. Até agora o técnico não testou nenhuma variação tática à formação com três meias e um atacante.

Fernandinho, que jogou as últimas partidas como segundo volante ao lado de Luiz Gustavo, deve retornar à sua posição de origem como primeiro volante, abrindo espaço para Felipão possivelmente aumentar a produtividade ofensiva do time, um dos principais problemas até agora no Mundial.

Ramires e Hernanes são dois jogadores de bom potencial no meio-campo que poderiam entrar no time, ajudando Oscar, Neymar e Hulk na criação de jogadas e possivelmente fazendo Fred participar mais do jogo.

“Ainda não estamos em sintonia. Do meu modo de ver está um time muito fácil de ser marcado. Estamos batendo cabeça, as vezes o Daniel Alves tenta chegar e não consegue, o Hulk fica muito aberto, o Fred sofrendo muito sozinho”, disse o ex-atacante Careca, centroavante do Brasil nas Copas de 1986 e 1990, durante visita nesta segunda-feira à Granja Comary levado por uma emissora de TV japonesa.

“Falta pôr o Fred no jogo, procurar ele, fazer um-dois, às vezes você fica fora da partida 5, 10 minutos e isso irrita. Não está tendo movimentação, você não vê uma jogada. Só tem um atacante, porque Hulk e Neymar não são atacantes”, acrescentou.

Tornar o time mais ofensivo contra a Colômbia, uma equipe que tem se destacado na Copa do Mundo justamente por jogar visando o ataque e pela qualidade do meia-atacante James Rodríguez, é apenas uma das opções do treinador, que pode simplesmente manter o time com a mesma tática trocando apenas de peças ou até mesmo reforçar o sistema defensivo.

A entrada de Paulinho como segundo jogador de marcação manteria o time com dois volantes, e Felipão ainda pode recorrer ao que fez na conquista do pentacampeonato mundial em 2002, colocando Dante ou Henrique como um terceiro zagueiro. Essa opção teria como principal justificativa o poder ofensivo da Colômbia, que tem o segundo melhor ataque da Copa com 11 gols em 4 jogos. Como comparação, o Brasil fez 8 gols no mesmo número de partidas.

“A Colômbia gosta de jogar mais para o ataque, os dois laterais gostam de apoiar ao mesmo tempo, os jogadores de meio-campo chegam na área para finalizar”, disse Fernandinho nesta segunda-feira.

De acordo o jogador do Manchester City, que ganhou a vaga de Paulinho ao longo do Mundial, ele estará totalmente à vontade para voltar a fazer o papel de primeiro volante, homem que fica mais preso à frente dos zagueiros e tem menos liberdade para ir ao ataque.

“No dia da convocação eu fui convocado como primeiro volante, e também é assim que venho jogando na Inglaterra, então para mim não tem segredo nenhum”, afirmou Fernandinho, que como segundo homem do meio-campo marcou um gol na goleada de 4 x 1 sobre Camarões na primeira fase do Mundial.

 

A seleção brasileira vai permanecer na Granja Comary na terça e na quarta, quando viaja para enfrentar a Colômbia em Fortaleza. O vencedor do confronto vai jogar nas semifinais contra o ganhador de França e Alemanha, que se classificaram nesta segunda.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x