7 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Festival criado em escola aborda música, desenho e poesia

Festival criado em escola aborda música, desenho e poesia

05/12/2012 11h17 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Festival criado em escola aborda música, desenho e poesia

A escola estadual Conde do Pinhal de São Carlos desenvolve um projeto chamado “Festival Essa Arte é Minha!”, idealizado e coordenado pela professora de Filosofia, Paula S. Aguera. Como atividade de encerramento, a escola realiza nesta quarta-feira, 5, das 7h às 12h15, apresentações de dança com o grupo Dança 2 Prós e coreografias com músicas de Michael Jackson.

Segundo a idealizadora do projeto o festival surgiu a partir da necessidade de proporcionar a interação entre alunos, professores, funcionários e comunidade, com o intuito de incentivar o protagonismo nos alunos. O festival foi dividido em três: concurso, oficinas e apresentações, divididas em quatro categorias, música, desenho, poesia e recliart.

“Todas as categorias buscam privilegiar os trabalhos confeccionados, criados e formulados pelos alunos. O festival possui também caráter social. Há uma grande preocupação em criar no educando um olhar atento em relação ao outro, aos problemas da comunidade e a relevância do seu papel como cidadão diante das questões humanitárias. Deste modo, os alunos doaram alimentos para participarem no festival, que serão entregues a um asilo da cidade”, diz a professora Paula S. Aguera.

Ela explica as etapas e categorias do trabalho: “A categoria recliart foi criada com o propósito de incentivar a arte elaborada a partir de materiais recicláveis e, consequentemente, conscientizá-los da necessidade de preservar o meio ambiente e de compreender e praticar a sustentabilidade”.

“O segundo momento do festival, voltado para as oficinas teve o objetivo de estimular e incentivar os alunos a serem multiplicadores do seu saber. Os alunos que participaram desta etapa tiveram que coordenar e ministrar uma oficina aos seus colegas”, conta Paula.  

As oficinas ministradas por alunos e convidados foram realizadas no último dia 3 de dezembro e abrangeram diversas atividades voltadas para games, desenhos, skate, ballet, fotografia e teatro e contaram com a participação de artistas e professores que deram oficinas práticas e teóricas sobre a arte do grafite e Origami.

“A diversidade cultural e heterogeneidade são de extrema importância para a construção de relações interpessoais. Trazer convidados para participar do festival é possibilitar ao aluno relações diferenciadas e inovadoras com pessoas que possuem diferentes visões e perspectivas sobre o mundo, ampliando a relação com o outro e o respeito a diferentes opiniões”, afirma Paula, a respeito da importância das vivencias entre alunos e convidados.

A última etapa, referente às apresentações, busca proporcionar ao aluno o contato com a arte que desenvolvida por artistas de sua cidade. São convidados de dança, teatro e música que irão apresentar seus trabalhos na escola. “São pessoas que fazem da arte uma maneira de divulgar os seus ideais, as suas inquietações, angústias e vivências. O contato com este universo mostra ao aluno os novos caminhos que ele tem de expressão e de divulgação da sua arte”, finaliza a coordenadora Paula Aguera.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x