6 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Festival de cinema exibe série de curtas brasileiros

Festival de cinema exibe série de curtas brasileiros

26/08/2014 23h39 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Festival de cinema exibe série de curtas brasileiros

O CineUFSCar retoma suas atividades para o segundo semestre com o Festival de Curtas em Contato que acontece nesta quarta-feira, 27, às 19h, no Teatro Florestan Fernandes da UFSCar com uma série de curtas-metragens brasileiros contemporâneos que abordam temas como preconceito, solidão, amor, perda da virgindade e até canibalismo.

De acordo com o curador do evento, Carlos Eduardo Magalhães os curtas reunidos nessa programação têm diversos pontos em comum. São feitos no Brasil e por realizadores que atuam de maneira autônoma. “Todos os filmes estão fora do circuito comercial do cinema brasileiro, mas estão dentro do circuito de cineclubes, mostras e festivais”, relatou.

O evento lança o primeiro videoclipe da rapper são-carlense Sara Donato com presença da artista que após a sessão participará de um debate com Gustavo Palma, graduado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), intermediado por Magalhães. A programação inclui ainda os curtas ‘Revelações de um Cineasta Canibal’ de Rodrigo Aragão, ‘Não sai de mim’ de Maria Altberg, ‘Queimado’ de Igor Barradas e ‘Eu não quero voltar sozinho’ de Daniel Ribeiro.

Na avaliação de Palma, atualmente, se tem uma extensa produção de curtas-metragens no Brasil com demanda de exibição. “Promover esse conteúdo se encaixa na filosofia do festival. O melhor do cinema brasileiro contemporâneo de curta-metragem está disponível no evento”.

O CineUFSCar é um projeto de extensão da área de cultura da Universidade Federal de São Carlos, criado no final do ano de 2005 e que começou suas atividades de exibição semanal regular no ano de 2006. Um dos poucos cineclubes universitários com sala de 400 lugares, projetor de 35mm e projeção digital de alta definição. “Desde o início, o cineclube sempre valorizou a exibição de filmes brasileiros seguidos de debate com realizadores, professores e pesquisadores”, avaliou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x