Filipe Catto pela primeira vez em São Carlos
O cantor e compositor Filipe Catto é uma das atrações confirmadas na programação da Virada Cultural Paulista 2012. Ele fará um show no sábado, 19, no Teatro Municipal Alderico Vieira Perdigão, às 22h30.
Filipe Catto é gaúcho, natural de Porto Alegre, e sua voz de timbre considerado raro e canto afinadíssimo está a serviço de um discurso coerente. Seu estilo é dramático sem ser nostálgico com atitude rock’n’roll com a sofisticação estética de um Oscar Wilde contemporâneo. “Fui criado em uma casa de músicos, e esse caminho nunca deixou de ser minha primeira e única opção. Sempre foi claro para mim que eu faria isso, de uma forma ou de outra, sempre gostei de cantar e tudo aconteceu de forma muito natural. A música é minha identidade basicamente”, conta Filipe Catto.
O músico gravou seu primeiro cd ao vivo “Fôlego” em 2011 com oito faixas de autoria própria e mais sete versões de canções dos mais variados estilos, que, inclusive, teve uma das músicas inserida na trilha sonora da novela da Rede Globo “Cordel Encantado”. Ele fala sobre como foi o processo de criação do repertório. “Todo o conceito do disco partiu das apresentações que eu vinha fazendo há mais de um ano. Usei esse tempo para testar músicas, arranjos, escolher coisas minhas e de outros compositores. Quando fomos gravar, eu já sabia o que queria, porque tinha muita familiaridade com o repertório. Foi um processo que foi acontecendo aos poucos, e as músicas foram se impondo. É um repertório de identidade e bem livre”, diz o músico.
Pela primeira vez em São Carlos, Filipe diz que o projeto do show foi concebido com muito carinho e dedicação. “Montamos um espetáculo de música, que traz muito mais elementos que o disco em si. Eu costumo dizer que o disco é o disco é o show. Eu amo o palco e sempre digo que tudo que faço é para chegar nesse momento, então, acredito que esse é um momento rico pro artista. Você compõe, produz, arranja, grava, regrava, grava de novo, lança e sai pro show. Qualquer momento que eu tenho a oportunidade de estar no palco é um momento que eu anseio muito, então acredito que eventos culturais como esse são viscerais e indispensáveis para mim”.
Simplesmente adorei o espetáculo!