10 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Grupo Ad Libitum se apresenta no ChorandoSemParar

Grupo Ad Libitum se apresenta no ChorandoSemParar

04/12/2014 13h08 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Grupo Ad Libitum se apresenta no ChorandoSemParar

A programação da 11ª edição do festival de música instrumental ChorandoSemParar terá nesta quinta-feira, 4, a apresentação do Grupo Ad Libitum de São Carlos, com repertório voltado para a música de câmara, e a Roda do Projeto Conhecendo o Choro, ambos no Centro Cultural Espaço 7 que fica na Rua Setembro, 1447, Centro. 

A proposta do Grupo Ad Libitum para o festival é apresentar a comparação de estilos de Scott Joblin e Pattapio Silva: o primeiro precursor do ragtime no norte do continente americano e o segundo, flautista, e divulgador de ritmos regionais no Brasil. A apresentação começa às 19h, com entrada franca e sem necessidade de retirada de convites.

Já às 20h, começará a Roda do Conhecendo o Choro  – projeto realizado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, pela Pró-Reitoria de Extensão e pelo Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar, realiza oficinas e  práticas coletivas de roda de Choro com professores, técnicos, alunos e membros da comunidade.  No festival haverá uma roda com a equipe e os alunos das oficinas, executando o repertório trabalhado no projeto em 2014.

ChorandoSemParar segue até domingo, 7, com palestras e mesas-redondas e rodas de choro. O encerramento no domingo é o ponto alto do festival com a indefectível maratona musical a se realizar no último dia do Festival na Praça 15, Centro de São Carlos, com doze horas de “música-sem-parar”, das 10 horas às 22 horas, com revezamento ininterrupto dos instrumentistas convidados. Conheça mais em www.chorandosemparar.com.br

 

O FESTIVAL

No ChorandoSemParar 2014 o ano é das mulheres! Desde seu início, em 2004, o festival de música instrumental ChorandoSemParar dedica cada uma de suas edições a um compositor em memória e a outro, convidado a participar do elenco.  A 11ª edição  ChorandoSemParar tem como homenageada in memoriam a maestrina, pianista e compositora Chiquinha Gonzaga; e, como convidada-homenageada, a cavaquinhista e compositora Luciana Rabello.

Chiquinha Gonzaga, como se sabe, paira absoluta como o maior nome feminino da história da música popular brasileira; quanto a Luciana Rabello, é com certeza o maior nome feminino do Choro na atualidade.

Choro e gêneros afins – O ChorandoSemParar, idealizado pelo Projeto Contribuinte da Cultura, já se consagrou como o maior festival no País de Choro Brasileiro – na verdade, não apenas de Choro, mas também de seus gêneros afins.

O elenco do show de domingo a 11º edição do ChorandoSemParar reúne nomes de grande importância na cena instrumental brasileira de hoje. Entre eles, a cavaquinista Luciana Rabello; seu convidado, o pianista Cristovão Bastos; o violonista Swami Junior; a pianista Maria José Carrasqueira; o saxofonista Leo Galdelman; a Spok Frevo Orquestra; Daniela Spielmann entre outros e, como anfitriã dos músicos convidados, a Orquestra Experimental UFSCar.

Destaque-se ainda que, como em suas edições anteriores, o ChorandoSemParar tem novamente entre suas atrações músicos estrangeiros que têm grande afinidade com o choro e com a música instrumental brasileira: os norte-americanos Howard Alden, guitarrista, e John Berman, clarinetista e maestro. 

Homenagem às tradições carnavalescas – Fátima Camargo Catalano, diretora do Projeto Contribuinte da Cultura e idealizadora do ChorandoSemParar, conta que a escolha do homenageado in memoriam – Chiquinha Gonzaga – norteou o trabalho da curadoria do festival para definição do elenco e de toda a programação.

Segundo Fátima, “esta edição do ChorandoSemParar enfatizará a dificuldade e a importância do ativismo feminino no século 19 e início do século 20 e ainda o papel de Chiquinha Gonzaga no cenário político social e cultural de sua época – além, e principalmente, mostrando sua importante contribuição para a música brasileira.”

Ela destaca ainda que como “Ó Abre Alas”, tem uma importância emblemática na história do Carnaval Brasileiro e, por isso, “o festival vai também ressaltar as formas musicais características desse grande festejo.”

“Além de estar a serviço do Choro Brasileiro, a edição Chiquinha Gonzaga do ChorandoSemParar será também uma homenagem às tradições carnavalescas, ao frevo e à história do Carnaval”, finaliza. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x