7 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > “Jogando no Quintal” chega a São Carlos

“Jogando no Quintal” chega a São Carlos

28/09/2016 13h43 - Atualizado há 8 anos Publicado por: Redação
“Jogando no Quintal” chega a São Carlos

Jogando no Quintal é um dos espetáculos de humor de maior sucesso em São Paulo. Ele será apresentado hoje, às 20h, no ginásio de eventos do Sesc de São Carlos.

O espetáculo trata-se de um jogo de improvisação feito por palhaços e com toda a ambientação de um jogo de futebol: hino do clube, placar, bandeiras, juiz, jogadores, a torcida e até mesmo um clube fictício: o Clube de Regatas Cotoxó. 

O espetáculo é realizado por palhaços- atletas divididos em dois times, um árbitro-palhaço e uma banda de músicos-palhaços, que cria sons e melodias ao vivo. 

O que torna cada jogo tão especial é o fato de todas as cenas serem criadas na hora, ao calor da situação, e com toda a anarquia e a irreverência de seus jogadores. 

Por esse motivo podemos dizer que cada partida de Jogando no Quintal é um espetáculo único, que jamais se repetirá. Um espetáculo feito por artistas… e espectadores! 

No Jogando no Quintal a participação da torcida é fundamental. É a plateia é quem determina toda a pauta do jogo. Todas as cenas do espetáculo são construídas a partir de temas sugeridos pelo espectador. Como uma peleja de repentistas, é comum os palhaços improvisarem sobre assuntos da atualidade como aquecimento global, política eleitoral ou Tsunami. E o público cobra a fidelidade ao tema, afinal, após cada rodada é ele quem decidirá qual dos times merece o seu voto e a pontuação no placar. 

Alguns espectadores acabam adquirindo funções fundamentais ao longo do jogo: o “placarzeiro”, escolhido pelo árbitro, assume a grande responsabilidade de marcar cada ponto conquistado ao longo da partida. E há, ainda, todos aqueles torcedores que acabam enriquecendo a apresentação, manifestando sua alegria ou revolta após cada ponto. Vale tudo. Até mesmo xingar a mãe do juiz. 

 

A COMPANHIA – A Companhia do Quintal, dirigida por César Gouvêa, existe desde 2002, dedicando-se, sobretudo, à pesquisa e ao diálogo das técnicas da Improvisação e do Palhaço.

A companhia possui cinco espetáculos em seu repertório, representando o país em vários festivais da Europa e América Latina. É bastante conhecida pelo seu primeiro trabalho, o espetáculo “Jogando no Quintal – jogo de improvisação de palhaços”, que ainda permanece em cartaz desde de sua criação em 2002 e que já foi visto por mais de 300.000 mil pessoas .Por ser um dos espetáculos pioneiros no teatro de improviso no Brasil, se converteu em uma importante referência e inspiração para muitos grupos que surgiram na última década.

E outro espetáculo de grande destaque da CIA. é A Rainha Procura. Ganhador do Grande Prêmio da Crítica APCA 2013 e eleito o melhor espetáculo Infantil pelo Guia da Folha 2013; além de ter recebido indicação ao prêmio FEMSA 2013: autor, texto original, direção, figurino, atriz e melhor espetáculo.

Além dos espetáculos, em sua trajetória encontrou nos universos do Palhaço e dos improvisos conceitos que fazem com que a Cia. estabeleça um diálogo produtivo no ambiente empresarial. Improvisação, criatividade, inovação, flexibilidade, agilidade e trabalho em equipe são alguns dos temas abordados em nossos workshops, palestras, intervenções e espetáculos em eventos corporativos.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x