8 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Mesmo ‘reduzida’, Flip deve receber 30 mil visitantes como em 2016

Mesmo ‘reduzida’, Flip deve receber 30 mil visitantes como em 2016

28/07/2017 09h49 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Mesmo ‘reduzida’, Flip deve receber 30 mil visitantes como em 2016

Apesar de a 15ª Festa Literária Internacional de Paraty, que começou nesta quarta e vai até domingo, ter “estrutura reduzida”, o secretário de turismo Gabriel Costa diz que a cidade deve receber aproximadamente os mesmos 30 mil turistas do ano passado.

“Nas pousadas de bairros como Centro Histórico e Portal das Artes a taxa de ocupação está chegando a 100% e por isso esperamos repetir 2016, quando a cidade praticamente ‘dobrou’ sua população nos dias de Flip”, explica Costa.

Nesta edição, os debates são realizados na Praça da Matriz, em um auditório montado dentro da igreja. No local cabem 450 pessoas, 300 a menos do que comportava a tenda dos autores, que até o ano passado era montada na Praia do Pontal e recebia as mesas de discussão.

Comerciantes ouvidos pelo G1 acreditam que a redução na estrutura pode ter como consequência um número menor de turistas na cidade. Além disso, a crise econômica atrapalha os planos de quem espera um aumento nas vendas.

“Neste início de Flip, posso garantir que o movimento está fraco em comparação com o ano passado. Está bem abaixo do esperado”, diz Paloma Schardong, gerente de um restaurante na Praça da Matriz há quatro anos.

Opinião semelhante tem o garçom Oscar de Castro. Com 40 anos de experiência, ele não acha que o comércio local aumentará o faturamento durante o evento: “Se antes o restaurante vendia R$ 5 mil, agora vai vender R$ 3,5 mil. Os turistas estão pesquisando preço, correndo atrás de cortesia, dando menos gorjeta. Nesse primeiro dia, numa escala de 1 a 100, o movimento está em 10”.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x