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Projeto premia estudantes e docentes da Federal

22/08/2012 17h04 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Projeto premia estudantes e docentes da Federal

Estudantes do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar desde fevereiro de 2012 vêm desenvolvendo atividades na Biblioteca da Escola Estadual Aracy Pereira Lopes, em São Carlos, visando organizar os livros disponíveis no local e disponibilizá-los para consulta, empréstimos e atividades didáticas. Recentemente, em julho, ao apresentar um artigo sobre o trabalho num evento acadêmico da área, foram premiados com o reconhecimento da iniciativa.

 

A biblioteca escolar alvo do projeto encontrava-se fechada até fevereiro de 2012, quando tiveram início as atividades dos estudantes da UFSCar. O ambiente conta com aproximadamente 10 mil livros, revistas, CDs e DVDs, que estavam desorganizados. Durante o projeto, o material foi organizado, catalogado e disponibilizado para consultas e empréstimos. Nesse processo os organizadores utilizaram um software livre para catalogar os livros. Já foram indexados mais de 1.500 livros, o que representa 15% do acervo, além da preparação de mais 800 publicações para o mesmo processo.

A partir de uma rotina de visitas, os bolsistas do projeto, que é financiado pela Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar, mantiveram a biblioteca aberta pelo maior tempo possível. A iniciativa também contou com a participação de outros estudantes voluntários e motivou outros grupos a se organizarem em torno da biblioteca, como os professores da própria escola e também graduandos do curso de Letras da UFSCar, que também têm utilizado os livros para trabalhos de leitura com os alunos.

No paper, premiado como um dos melhores trabalhos apresentados no XXXV Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Documentação e Gestão da Informação, os autores descrevem o processo de organização do acervo, do espaço e de outras coleções da biblioteca escolar. Além disso, o projeto também tinha como objetivo colocar à disposição da escola um ambiente que favoreça a formação e desenvolvimento de hábitos de leitura e pesquisa, assim como despertar os alunos para a pesquisa e leitura, desenvolvendo sua criatividade e sua consciência crítica; oferecer aos professores o material necessário à implementação de seus currículos escolares; colaborar no processo educativo, oferecendo modalidades de recursos, quanto à complementação do ensino-aprendizagem; e proporcionar aos professores e alunos condições de constante atualização de conhecimento em todas as áreas do saber.

Intitulado “A organização da biblioteca e a promoção de leitores na escola estadual: o papel social do bibliotecário”, o trabalho é resultado de projeto de extensão da UFSCar e teve autoria dos estudantes Lucas da Silva dos Santos, Walison Aparecido de Oliveira e Gabriel Ribeiro de Oliveira, do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, e das docentes Ariadne Chloe Mary Furnival e Luciana Souza Gracioso, do Departamento de Ciência da Informação. O artigo foi premiado na categoria Dimensões Acadêmicas do evento, que foi realizado de 15 a 21 de julho, em Belo Horizonte, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

No artigo premiado, os autores destacam a importância da biblioteca escolar como um espaço importante para a formação de novos leitores no país. Além disso, ressaltam a biblioteca como um agente transformador, com potencial de intervir na comunidade onde está localizada, um espaço de troca de experiências, de interação e descontração entre alunos e professores, de aprendizado, de pesquisa, de leitura, de lazer e de intelectualidades.

O trabalho também critica a ausência de iniciativas governamentais que permitam que as bibliotecas escolares permaneçam abertas e com o acervo organizado e disponível para consultas e empréstimos. Ao descrever a realidade deste espaço no Brasil, destacam que muitas delas não têm o acompanhamento de um profissional qualificado, ficando dependentes, em muitos casos, da alocação de profissionais readaptados.

A Escola Aracy Pereira Lopes tem 550 estudantes de Ciclo II e Ensino Médio e está localizada num bairro saocarlense considerado socioeconomicamente desfavorecido. Na região não há outras bibliotecas localizadas nas proximidades. O projeto de extensão continua a ser ofertado até dezembro de 2012, porém, a intenção dos coordenadores é reofertar a atividade, inclusive em outras escolas da cidade. Além disso, outro projeto de extensão já foi submetido e recebeu apoio de agência de fomento para atividades visando potencializar o espaço da escola como um ambiente para inclusão digital.

A coordenadora da atividade, Ariadne Chloe Furnival, ressalta que a proposta foi muito bem recebida pelos alunos do curso, que têm demonstrado interesse por questões sociais como as que perpassam a importância das bibliotecas em escolas públicas. “Além dos alunos diretamente ligados ao projeto, vários outros participaram voluntariamente de mutirões e de debates sobre a escola pública. Eles têm demonstrado uma consciência social, estão antenados às questões dos direitos dos cidadãos, inclusão digital e questões de alfabetização”, ressalta Chloe Furnival.

Já um dos estudantes premiados, Walison Oliveira, ressaltou a importância da atividade para sua formação, porque permitiu o contato com uma realidade pouco explorada em sala de aula. “Resgatar esse projeto, tanto para mim, como para os colegas, foi importante porque mostrou a realidade de bibliotecas que às vezes são esquecidas”, afirma o aluno, que também ressaltou a importância da participação no Encontro em Belo Horizonte, onde pôde trocar experiências e tomar contato com projetos semelhantes, que demonstram a diversa realidade do país quando se fala de bibliotecas escolares. “A parte interessante é o reconhecimento das bibliotecas escolares. Algumas pessoas acham que esse assunto é considerado secundário. o prêmio prova que esse assunto não é secundário”, enfatiza o estudante.

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