28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Quadrinista lança gibi sobre a história de Zuza

Quadrinista lança gibi sobre a história de Zuza

26/06/2013 22h30 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Quadrinista lança gibi sobre a história de Zuza

O professor e quadrinista José Carlos Marcolino da Silva acaba de lançar o gibi “Zuza – O Cigano do Futebol”, baseado nos textos do historiador Marco Antonio Leite Brandão. O trabalho conta a história de Zuza, jogador de futebol são-carlense que entre os anos 1930 a 1950 teve uma brilhante carreira, defendendo as equipes de São Carlos e região. Dentre as equipes, Zuza defendeu o Corinthians, o Palestra Itália (atual Palmeiras) e foi artilheiro pelo Guarani de Campinas.

 

Com narrativas simples e traços bem desenhados, o gibi com 28 páginas é uma forma mais acessível de leitura às crianças e às pessoas que, por falta de hábito ou de tempo para ler textos mais complexos, podem aprender de forma simples e divertida mais uma história de um personagem que a cidade de São Carlos preserva. “Acredito que consegui agregar conhecimento, história e humor através dos traços, os quais transpassam minha personalidade” diz o autor.

“Zuza – O Cigano do Futebol” é o terceiro trabalho lançado por Marcolino; entre as obras, a primeira retrata a Guerra de Canudos, da obra do escritor Euclides da Cunha. “A revisão de seu best-seller (de Euclides) foi feita em São Carlos em fins de 1901, época em que se hospedou na casa da irmã”, completa Marcolino. Este foi lançado pela Fundação Pró-Memória.

O segundo foi lançado com o apoio do Sesc e retrata a história do bonde elétrico que circulou na cidade entre 1914 a 1962. O objetivo foi resgatar a história do transporte público realizado por meio dos bondes. Hoje há apenas dois dos 15 carros que circularam na cidade.

De acordo com Marcolino é importante que as pessoas, em especial as crianças e os jovens, conheçam o trabalho para que saibam o valor dos bondes elétricos e a contribuição que tiveram na cidade durante a época em que circulavam pelas ruas.

“Os bondes elétricos guardam grandes memórias, era um transporte elegante que possibilitava a interação entre as pessoas de forma harmoniosa. Eles criavam várias oportunidades, entre elas o lazer, permitindo que jovens casais começassem a namorar, por exemplo. Espero que, através deste gibi, os jovens possam ter a mesma sensação de sentir e viver o que seus pais e avós tiveram naquela época”.

Os próximos trabalhos de Marcolino da Silva já estão sendo planejados e em breve o autor pretende lançar um novo trabalho em quadrinhos que contam a história da cidade de Araraquara.

As revistas estão sendo comercializadas na Nomadi Turismo e na Livraria Sideral, ambas em São Carlos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Marco Bala
Marco Bala
10 anos atrás

parabéns Marcolino por mais esta iniciativa. De degrau em degrau estamos construindo uma história…

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x