1 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Quem nunca ouviu falar de Carmen, a cigana das touradas de Sevilha?

Quem nunca ouviu falar de Carmen, a cigana das touradas de Sevilha?

30/08/2013 11h57 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Quem nunca ouviu falar de Carmen, a cigana das touradas de Sevilha?

Esta é uma boa oportunidade para conhecer a história e ouvir as mais conhecidas árias e duetos do repertório mundial de ópera.

“Carmen – a ópera contada e cantada é um espetáculo da Companhia de Ópera Curta, produzido pela Casa da Ópera”– pontua Cleber Papa, criador da série e diretor cênico do espetáculo. “Desde 2009, vimos trabalhando na série que já apresentou Madame Butterfly, também com a direção musical do Maestro Luiz Gustavo Petri, regente titular da Orquestra Sinfônica de Santos. A série Ópera Contada e Cantada apresenta espetáculos que narram a história de óperas famosas sempre a partir do ponto de vista de um dos personagens. Em Carmen, tudo acontece em Sevilha e, na nossa narrativa, quem conta a versão é o jovem Lillas Pastia, descendente do antigo proprietário da taverna e da sexta geração da família, no mesmo bar onde se reuniam os contrabandistas. Os demais personagens são apresentados pelos próprios frequentadores da taverna que interferem no espetáculo, transformando-se em Dom José, Micaela, Escamillo e na própria Carmen, e acrescentam suas impressões, sua participação nos fatos.”

Carmen é um clássico. A partir de um conto de Prosper Merimée, a ópera foi criada por Georges Bizet e nela a cigana Carmen conquista Dom José, namorado de Micaela, obrigando-o a deixar os Dragões Reais onde era tenente e juntar-se aos contrabandistas. Como o tenente Dom José fica em dúvida entre a guarda real e a vida de aventuras com a cigana que o troca por Escamillo, o mais famoso toreador de Espanha.

Neste espetáculo, a trama se desenvolve com ares de grande drama, de intensas cores românticas, reunindo as magníficas peças da ópera, o conteúdo do conto original, o libreto e uma dose de liberdade criativa tornando este espetáculo uma obra original tanto pronta para atender quem já conhece Carmen, quanto para servir de referência e introdução para quem nunca teve a oportunidade de assistir a uma ópera.

 

Ópera Curta

Ópera Curta é um tipo de espetáculo de teatro musical criado por Cleber Papa e Rosana Caramaschi, sob a direção musical Luís Gustavo Petri, baseado em óperas famosas e na literatura que lhes deu origem. A Ópera Curta possui uma dramaturgia própria que engloba partes consideradas imprescindíveis das óperas convencionais.

A Ópera Curta, como novo modelo de criação e de produção, deu origem à Cia de Ópera Curta – promovida pela Casa da Ópera – uma “tour company” contemporânea voltada para apresentações em várias cidades brasileiras.

Hoje a Ópera Curta transformou-se num programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e desde 2009 os espetáculos têm sido apresentados em cidades do Estado. Até 2013, mais de 80.000 pessoas terão assistido aos espetáculos de Ópera Curta.

 

Ampliando ainda mais o conceito, a Cia de Ópera Curta estuda comissionar compositores para a criação de novos títulos de ópera (de curta duração) sob o conceito geral de produção impresso nos espetáculos originais, de modo a favorecer o desenvolvimento do gênero. Os títulos em comissionamento, quando concluídos, serão abrigados numa série denominada Ópera Nova.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x