28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > São Carlos recebe Concertos Didáticos do Circuito do Violão

São Carlos recebe Concertos Didáticos do Circuito do Violão

12/11/2013 20h59 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
São Carlos recebe Concertos Didáticos do Circuito do Violão

O Espaço 7, Centro Cultural do Contribuinte da Cultura, projeto de extensão da UFSCar em parceria com a Escola de Engenharia da USP de São Carlos (EESC), recebe hoje, às 20h, um dos 20 concertos dos violonistas que integram o Circuito do Violão, um concerto que tem caráter pedagógico, em que são ressaltadas informações sobre o repertório e o violão erudito como meio de expressão.

 

Este circuito passa pelas cidades de Araras, Limeira, Piracicaba, Rio Claro e São Carlos. Fátima Camargo Catalano, diretora do Contribuinte da Cultura, a ideia deste projeto, que conta com o apoio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, é divulgar o violão como instrumento solista para o maior número de pessoas.

Ela conta que a partir de eventos como este é possível despertar no ouvinte um olhar novo olhar crítico para o violão, já que é um instrumento tão divulgado e familiar no país, mas ao mesmo tempo desconhecido em sua essência e riqueza de timbres como instrumento solista ou camerista.

Através de uma iniciativa inovadora este concerto além de oferecer um repertório seleto de músicas executadas ao violão, ele também tem em seu roteiro comentários com informações sobre o instrumento e sobre a história da música, tendo assim um caráter didático, ou seja um evento ideal para quem quer conhecer mais sobre música.

 “O diferencial deles é o tipo de apresentação. Nesta, os instrumentistas vão conversando com o público para que eles possam apreciar melhor o que estão ouvindo, oferecem mais referencias e subsídios para entender as obras que eles apresentam”, conta Fátima.

Para ela, este é um evento que deve ser bastante apoiado. “Gostaríamos muito que as pessoas que não estão acostumada a ouvir música instrumental, experimentasse. É diferente de uma música que faz sucesso imediato, mas é um estilo que jamais vai cansar, pois ela tem uma riqueza que cada vez ouvida é possível descobrir algo novo em sua construção”, ressalta a diretora do Contribuinte da Cultura. “É importante convidar as pessoas para uma experiência fora do comercial. Vale à pena, porque a arte é sempre uma surpresa, de repente, você se vê curtindo e isso não tem preço”, completa.

O Circuito do Violão é uma associação de violonistas que tem como objetivo divulgar o violão na região. A associação promove diversas atividades em Rio Claro como, por exemplo, concertos didáticos nas escolas, recitais, seminário anual, e até intercâmbio Cultural internacional.

Fazem parte deste projeto Lucas Penteado, Erasmo Sampaio, Welton Nadai e O Maestro Pedro Cameron.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x