21 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Semana do Audiovisual começa nesta quarta

Semana do Audiovisual começa nesta quarta

16/05/2012 11h27 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Semana do Audiovisual começa nesta quarta

Nesta quarta (16) acontece a abertura oficial da segunda edição da Semana do Audiovisual (Seda) de São Carlos. O evento, que é promovido pelo Aparelho Coletivo, deve ocupar os espaços culturais da cidade para promover atividades culturais em torno do audiovisual.

A segunda edição do evento pretende dar continuidade às políticas desenvolvidas na primeira edição, ou seja, fomentar os questionamentos sobre os conceitos e as práticas do audiovisual do século XXI. São cinco oficinas audiovisuais, seis exibições de longas-metragens, duas mostras de vídeo, quatro mesas de debate, um encontro temático e três festas multimídia.

De acordo com João Felipe Rossignolli de Lima, um dos organizadores da Seda, as expectativas estão a todo vapor. “A abertura oficial acontece hoje no Museu da Ciência, onde teremos uma mesa redonda com um debate muito instigante sobre as tecnologias livres e a mudança de paradigmas da produção audiovisual, que está se reinventando neste novo século e é o debate que a semana como um todo pretende pautar”, adianta João Felipe. “Teremos uma programação diversificada, para todos os públicos, desde exibições ao ar livre no Gonzaga, passando pelo Espaço 7 no domingo à noite e ocupando diversos prédios públicos ao longo da semana, como o CDCC e o auditório da Biblioteca Municipal”, completa.

O evento é realizado pelo Aparelho Coletivo em articulação com diversos grupos culturais da cidade e da sociedade civil. Ele busca também levantar o mês de maio como o mês do audiovisual em São Carlos e incentivar outras ações audiovisuais que possam ocorrer durante o mês. “Já estamos em diálogo com a Semana da Imagem e Som 2012, que se realizará na semana seguinte a Seda e temos a intenção de promover cada vez mais a integração e comunicação dos grupos que desenvolvem o audiovisual na cidade”, comenta Laila Emanuelle, também participante da organização do evento.

A Seda é realizada desde 2006 e está na sua 6ª edição nacional, teve início em Cuiabá-MT e já tinha como proposta a produção audiovisual com a circulação de obras, produtos e pessoas para a formação individual e coletiva dentro da área. Continua com sua produção articulada de forma nacional, inspirada no festival Grito Rock e nesse ano são mais de 50 Sedas realizadas por todo o país. A realização para a região de São Paulo conta com cidades como Campinas, Taquaritinga, Bauru, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, entre outras. A articulação em rede permite a circulação de agentes audiovisuais e atrações para a Semana com maior facilidade.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x