28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > SP Escola de Teatro é indicada ao 34º Prêmio Shell de Teatro

SP Escola de Teatro é indicada ao 34º Prêmio Shell de Teatro

Escola concorre na mais importante premiação do teatro brasileiro com o Selo Lucias

14/03/2024 07h00 - Atualizado há 2 meses Publicado por: Redação
SP Escola de Teatro é indicada ao 34º Prêmio Shell de Teatro

A São Paulo Escola de Teatro, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi indicada ao 34º Prêmio Shell de Teatro, a mais importante premiação do teatro brasileiro. Ela concorre com o Selo Lucias, na categoria “Energia Que Vem da Gente”, pela organização, publicação e distribuição gratuita de livros que resgatam a história das artes cênicas no Brasil. A cerimônia será no Teatro Sérgio Cardoso, na noite desta terça-feira (12).

O Selo Lucias foi criado pela SP Escola de Teatro, em 2020, em homenagem à professora, jornalista e gestora cultural Lucia Camargo (1944-2020), que foi coordenadora da escola de 2010 até seu falecimento. Ele tem como programa editorial a publicação de livros no campo das artes (teatro, dança, cinema e literatura), da pedagogia, das ciências sociais e da psicanálise.

“É uma honra para o Governo de São Paulo concorrer neste importante prêmio, que celebra os talentos dos palcos, ao homenagear os profissionais que contribuem para a riqueza e diversidade do teatro no Brasil. Ver o Selo Lucias entre os indicados é muito importante, pois reconhece este trabalho que se destaca pelo rigor e relevância de suas publicações e é um relevante projeto para fomentar a cultura em nosso estado”, observou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de SP.

Em 2017, a SP Escola de Teatro e a Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), organização social à frente da instituição desde 2009, venceram o Prêmio Shell na categoria “Inovação”. Na época, para os jurados, a instituição se destacava pela formação de profissionais nas áreas técnica e artística, sob uma política pedagógica contemporânea.

Sobre o Selo Lucias

O projeto do Selo Lucias se destaca, primeiramente, pelo rigor e relevância de suas publicações. Ele contribui para a difusão científica das artes do palco e outras áreas correlatas, em um cenário editorial onde há poucas iniciativas que se dispõem a publicar periodicamente livros e revistas de pesquisa teatral, dramaturgias e similares.

Além disso, o Selo se destaca pela missão crucial de difundir o conhecimento produzido, permitindo o acesso total às suas publicações. Todas as publicações contam com distribuição gratuita de exemplares impressos no dia de seus lançamentos e, logo em seguida, são disponibilizados para leitura e download gratuitos no site da SP Escola de Teatro. Além disso, as publicações são enviadas a inúmeras bibliotecas.

Publicações

Em 2023, o Selo Lucias se destacou com o lançamento da pesquisa histórica “Teatro de grupo em tempos de ressignificação: criações coletivas, sentidos e manifestações cênicas no estado de São Paulo”, segundo volume publicado pela marca sobre a produção teatral paulista. Uma rede de 50 pesquisadores mobilizou artistas e grupos de todas as regiões administrativas para compor a inédita cartografia teatral desses territórios, com textos que descrevem a história, os processos criativos, as principais referências estéticas, parcerias e pedagogias de 335 coletivos do Interior e Litoral do estado.

Outro destaque do Selo é a publicação das Coletâneas Solano Trindade, nome que homenageia o poeta, dramaturgo e diretor pernambucano Solano Trindade (1908-1974), arte-ativista das causas negras e criador do Teatro Popular Brasileiro (TPB). Desde 2021, já são três livros que, a partir do edital anual do Prêmio Solano Trindade, publicam dramaturgas e dramaturgos negros que se destacaram com obras inéditas e que mostram a potência das vozes negras nas artes cênicas do país. No primeiro semestre de 2024, será publicada a quarta coletânea.

Por fim, vale ressaltar também a publicação da Revista A[L]BERTO, que teve oito números, além de um especial, publicados entre 2011 e 2015 e, com a criação do Selo Lucias, passou a ser veiculada por ele. Em 2024, foi lançado o volume 9 e o volume 10 chega ao público ainda este ano.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x