19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > The Beetles One: melhor cover dos Beatles de 2012

The Beetles One: melhor cover dos Beatles de 2012

03/11/2012 12h34 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
The Beetles One: melhor cover dos Beatles de 2012

Quatro garotos são-carlenses um dia resolveram cantar. Todos já tocavam algum instrumento, mas ninguém cantava. Como os Beatles usavam sempre várias vozes, escolheram suas músicas para interpretar. O resultado? Há nove anos esses meninos formaram a banda The Beetles One e hoje fazem sucesso por onde passam e foram considerados pelos organizadores do maior festival de Beatles no mundo, o Beatle Week, como a melhor banda cover dos Beatles de 2012.

 

“Quando descobrimos que um dos membros era canhoto como Paul McCartney, achamos uma coincidência muito grande, o que nos fez levar o trabalho cada vez mais a sério. No nosso show, além dos mesmos instrumentos, roupas e movimentação, cada membro toca e canta exatamente as mesmas partes que cada membro dos Beatles desempenhava, então, o ‘nosso’ Paul também toca piano e canta em Let it Be, por exemplo”, lembra Cleber Harrison, um dos quatro integrantes da The Beetles One.

Eles moraram por mais de três anos na Inglaterra e chegaram a fazer algumas loucuras para trabalhar como banda cover dos Beatles por lá. “Nós tínhamos o sonho de conhecer a Inglaterra e colocamos isso como meta, mas não sabíamos se conseguiríamos trabalhar como banda lá. Em 2006 juntamos todo o nosso dinheiro e fomos para o Reino Unido com a intenção de estudar inglês por seis meses. A primeira coisa que fizemos quando chegamos lá foi cancelar as matrículas e, com o dinheiro, comprar todos os equipamentos de música para a banda”, conta Cleber. “A empolgação foi muito grande e nós iríamos aprender inglês de qualquer forma morando lá e, assim, ficamos por mais de três anos. Nesse tempo fizemos grandes amigos e agora a Inglaterra é como a nossa casa”, complementa.

Cleber também conta que a última turnê da banda aconteceu no mês de agosto, quando fizeram 12 shows pela Inglaterra, sendo vários deles no lendário Cavern Club. Em relação à experiência de fazer shows fora do país, ele afirma ser uma situação até desafiadora. “Quando você faz um show para nativos da língua inglesa e, por tradição, grandes fãs de rock, não tem como enganar. Você é obrigado a se desenvolver para fazer o melhor que consegue, ou seja, tudo deve ser perfeito, pois o público inglês é extremamente crítico em relação à música que eles cresceram ouvindo”.

 

MELHOR BANDA COVER – The Beetles One reproduzem o clima e a performance dos jovens Beatles ao vivo em um show que passa por todas as fases da carreira do quarteto britânico. Os meninos foram considerados pelos organizadores do maior festival de Beatles no mundo, o Beatle Week, como a melhor banda cover dos Beatles de 2012. “O Beatle Week é o maior festival de Beatles no mundo e acontece todo ano em Liverpool. É um ambiente incrivelmente competitivo para as bandas, pois todas tocam um repertório muito parecido e o grande desafio é conseguir se destacar. Este ano foi a nossa terceira participação e, dentre 66 bandas, fomos considerados pelos organizadores do evento como a melhor banda cover dos Beatles de 2012. Existem vídeos dessas pessoas falando isso (Youtube – Beetles One Promo 2012), não é algo que nos estamos falando para nos promover”, fala o músico.

 

 

PASSAGEM MARCANTE – Cleber fala que muitas foram as passagens que marcaram a banda, porém teve uma que foi muito especial para eles. Eles conseguiram tocar dentro da casa onde Paul McCartney cresceu, algo que é estritamente proibido de ser feito. “Fomos para Liverpool visitar alguns lugares e a casa de Paul era um deles. Quando chegamos lá, o guardião da casa recolheu todas as câmeras fotográficas e celulares dos 10 turistas que estavam junto com a gente. E ele também tomou as nossas guitarras, pois isso também não era permitido. Depois de termos visto todos os cômodos da casa, voltamos para a sala e alguns dos turistas pediram para que a gente cantasse”, lembra o cover de George Harrison. “Nós cantamos a capella de ‘Nowhere Man’, uma música com 3 vozes. Todos nós ali, no silêncio daquela sala, ficamos muitos emocionados e o guardião da casa disse ‘esperem aqui’. Ele saiu e voltou com os nossos instrumentos e disse: ‘Agora vocês podem usar’. Na parede, havia uma foto de John e Paul sentados em uma poltrona escrevendo a música “I Saw Her Standing There”, então nos sentamos nessa mesma poltrona e tocamos essa música. Quando estávamos indo embora, ele nos disse que nos fomos a única banda a tocar dentro da casa onde Paul McCartney cresceu e que nos tínhamos a autorização dele para dizer isso. O nome dele é John Halliday e foi uma das coisas mais legais que nos já fizemos”, finaliza o músico.

 

Banda faz show em São Carlos

Quem ficou com vontade de ver o show dos meninos que se destacaram dentre 66 bandas de cover dos Beatles no Beatle Week, maior festival de Beatles do mundo, pode assisti-los neste domingo, 4, em São Carlos.
Eles irão se apresentar no projeto musical “Sons da Tarde” do Sesc, às 15h30, na área de convivência externa. A entrada é gratuita.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x