2 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > USP-Filarmônica faz nova apresentação em São Carlos

USP-Filarmônica faz nova apresentação em São Carlos

27/08/2014 15h13 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
USP-Filarmônica faz nova apresentação em São Carlos

A USP-Filarmônica traz um novo concerto a São Carlos sob a regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi e que conta com o solista suíço Renato Wiedemann no violino interpretando Tchaicovsky com peças ‘Opus 35’ composta em 1878. O concerto será aberto com a primeira parte da ópera Carmem de Georges Bizet.

O evento, que acontece nesta quarta-feira, 27, no Teatro Municipal, às 20h30, faz parte das comemorações do 20º aniversário do Instituto de Física da USP São Carlos. Entrada franca.

O repertório traz dois grandes compositores do período romântico do século 19, que são Pyotr Ilyich Tchaikovsky e Georges Bizet. De Bizet será o prelúdio que apresenta a ópera Carmem. Ricciardi ressaltou a presença do violinista Wiedemann que fará o solo no concerto para violino e orquestra de Tchaikovsky, considerado uma das grandes peças românticas. 

Segundo o maestro, Wiedemann iniciará seus estudos de graduação na Academia de Lucerna (Suíça), e passa pelo Brasil para uma série de concertos com a USP-Filarmônica. “O público terá um concerto com peças monumentais”.

O maestro explicou que a característica da USP-Filarmônica é trabalhar com a música contemporânea e obras compostas no século 21. Entretanto, executar repertório erudito antigo também está no programa da filarmônica.

“É muito forte essa filosofia de trabalho da música do aqui e agora, mas como também somos uma escola que forma profissional com bacharelado em instrumento, é importante mesclar o repertório inédito e contemporâneo com obras consagradas da literatura erudita”, afirmou.

Fundada em 2011, a USP-Filarmônica é a orquestra sinfônica acadêmica atrelada ao Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance do Departamento de Música USP de Ribeirão Preto. Seus músicos são alunos de graduação bolsistas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e Graduação da USP.

Ricciardi falou sobre o conceito da orquestra e os projetos estabelecidos para o futuro. Segundo ele, USP-Filarmônica, é uma orquestra sinfônica que tem como filosofia de trabalho a elaboração de um repertório atrelado à pesquisa. 

“Com o resgate histórico-musicológico de partituras brasileiras pouco ou nada conhecidas desde o período colonial, priorizamos o espírito de inovação, programando, quase em todos os concertos, obras inéditas ou recém-compostas – em muitos casos, composições de alunos, professores e funcionários da própria USP”.

O maestro disse ainda que por ser uma orquestra de alunos da USP, também se prioriza jovens solistas, num incentivo direto às atividades de graduação em performance musical.

A filarmônica desenvolve novo projeto. “Temos em mente a construção da USP-Ópera no Campus da USP de Ribeirão Preto, que viabilizará montagens de ópera tradicionais e contemporâneas numa fecunda interface do Bacharelado em Instrumento com o Bacharelado em Canto e Ópera”, relatou.

A USP – Filarmônica projeta um novo concerto em São Carlos em outubro, contudo a data ainda não está definida.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x