10 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Bovespa sobe com valorização das ações da Vale

Bovespa sobe com valorização das ações da Vale

18/06/2013 22h09 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Bovespa sobe com valorização das ações da Vale

O avanço das ações da Vale e das empresas do conglomerado EBX, do empresário Eike Batista, impulsionou o principal índice acionário brasileiro nesta terça-feira, 18, após um começo de pregão no vermelho.

 

O Ibovespa fechou em alta de 0,77 por cento, aos 49.464 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 6,74 bilhões de reais.

A petroleira OGX e a mineradora MMX, ambas do grupo EBX, se recuperaram parcialmente do tombo de mais de 10 por cento registrado na segunda-feira, e foram as duas principais altas do Ibovespa.

“Essas ações seguem sendo um termómetro da volatilidade do mercado acionário, em meio à reticência do investido com o cenário de fraco crescimento económico do país”, disse o economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Rosa.

Um indicativo do momento instável veio nesta tarde, com a Votorantim Cimentos suspendendo os planos de realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na Bovespa, devido à deterioração recente das condições do mercado, afirmou à Reuters uma fonte com conhecimento da situação.

Por outro lado, o governo federal divulgou o novo marco regulatório do setor de mineração que, embora preveja que a alíquotas dos royalties do minério de ferro possam ser até duas vezes maior que a atual, deixou claras algumas regras sobre exploração, o que animou o investidor e levantou as ações da Vale.

“As manchetes iniciais sugerem que as medidas do governo são positivas para o mercado de ações, e têm como objetivo trazer de volta a confiança do investidor em relação ao país e no setor de mineração”, afirmaram analistas do Credit Suisse em relatório.

As ações da Vale subiram 2,46 por cento, a 29,1 reais.

Pelo segundo dia seguido, Embraer foi destaque de alta, após a fabricante brasileira de aviões ter anunciado pela manhã, durante a Paris Air Show, que recebeu encomendas de aviões de empresas da Venezuela, Japão, Índia e Lituânia.

Na outra ponta, a ALL teve o pior desempenho do índice, mesmo após a empresa de logística negar reportagem do jornal Valor Econômico afirmando que a companhia estaria planejando uma oferta de ações.

 

Nos Estados Unidos, as bolsas subiram, com os investidores adotando uma visão otimista sobre a possibilidade de o Federal Reserve moderar declarações recentes indicando a futura redução dos estímulos monetários no país.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x