19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Comércio fica otimista com mais feriados aos domingos

Comércio fica otimista com mais feriados aos domingos

01/09/2014 20h36 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Comércio fica otimista com mais feriados aos domingos

Os indicadores apontam que a economia apresentou retração no primeiro trimestre. E a ajuda para o comércio melhorar as vendas daqui até o final do ano está amparada no calendário.

Dos quatro feriados nacionais, três caem aos domingos, o que significa um maior número de dias úteis tanto em relação ao início do ano, prejudicado pela Copa do Mundo, quando em comparação ao mesmo período do ano passado.

No caso de São Carlos, há uma exceção. O feriado de 4 de Novembro, aniversário do município, que cai numa terça-feira e é sucedido ao Finados, lembrado no dia 2 de novembro, um domingo, passível de emenda na segunda-feira (3). “Mesmo assim, ajuda a equilibrar e quem sabe igualar as vendas do ano passado. O consumidor está muito cauteloso, com medo do desemprego e da situação econômica do país”, comentou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos, Paulo Gullo. O Natal é celebrado numa quinta-feira.

Nos cálculos da empresa de consultoria LCA, o terceiro trimestre tem 65 dias úteis, 10% acima dos 59 registrados no segundo trimestre. É a maior variação frente ao trimestre imediatamente anterior desde 2003. Nos três últimos meses do ano, também serão 65 dias úteis, mantendo o patamar de julho a setembro.

Para calcular os dias úteis, a consultoria tirou dois dias do segundo trimestre e um dia do terceiro, por causa dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, que provocaram feriados, integrais ou parciais. 

Na última sexta-feira (29), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, caiu 0,6% no segundo trimestre de 2014, em relação aos primeiros três meses do ano. O dado do primeiro trimestre, que antes havia sido divulgado como alta de 0,2%, foi revisto para queda de 0,2%. 

A consultoria estima que se o número de dias úteis fosse o mesmo do primeiro trimestre, teria havido crescimento de 0,1% nas vendas do comércio. “A situação da economia é preocupante, e isso reflete nas compras”, salientou Gullo.

NÃO RECUPERA

De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc), Alfredo Maffei Neto, dinheiro gasto não se recupera. “Feriado prolongado é bom para cidades turísticas e litorâneas. Para uma cidade com potencial de turismo de negócios, como São Carlos, esses feriados prejudicam”, observou.

Neto elenca outro fator que prejudica o comércio: a característica de cidade universitária. “Em um feriado de quinta-feira, os universitários vão embora na quarta e só voltam na segunda-feira. É um dinheiro de 30 mil pessoas aproximadamente, que para de circular na cidade”, acrescentou. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x