24 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Confira o que fazer para garantir o auxílio-doença

Confira o que fazer para garantir o auxílio-doença

01/08/2013 22h12 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Confira o que fazer para garantir o auxílio-doença

O segurado do INSS com alguma doença que o impeça de trabalhar deve seguir alguns passos antes de pedir o auxílio-doença no posto.

 

Isso porque, nos últimos anos, para conter os gastos com o auxílio, a Previdência Social endureceu as regras para a liberação da grana.

Segundo dados do INSS, a concessão de auxílio-doença no Estado de São Paulo responde por metade de todos os benefícios liberados pelo INSS na região. Em março, de dez benefícios concedidos, cinco eram auxílio-doença. O valor médio do benefício de quem fica afastado é de R$ 1.213,30 por mês. 

De acordo com especialistas, os segurados do INSS devem apresentar o maior número possível de laudos e relatórios médico que abram caminho para a concessão do auxílio. Exames e receitas médicas, atestados e comprovantes de fisioterapia ou psicoterapia, além de exames complementares, são exemplos que dão força e argumentos ao segurado que busca o agastamento pela Previdência.

“Os peritos do INSS não são especialistas nos problemas dos segurados. Essa falta de fundamentação gera um grande número de demandas judiciais”, afirma o advogado Roberto Carvalho, do site Ieprev (www.ieprev.com.br) .

Segundo ele, é preciso pedir que o medido do segurado – seja ele do setor público ou privado – relate, de forma detalhada, a doença, a sua classificação e, sobretudo, as conseqüências desse problema par ao dia a dia do trabalhador.

 

TRÊS SEMANAS

Tempo para perícia é de 21 dias em São Paulo

O tempo médio de espera para a marcação de uma perícia no INSS atingiu, pela primeira vez em mais de um ano, a menor demora por dois meses seguidos.

 

Segundo os últimos dados disponíveis pela Previdência Social, referentes a maior deste ano, o segurado passa, em média, 21 dias para conseguir um horário com o perito do instituto.

O Estado de São Paulo registra o oitavo menor tempo na lista do INSS. Bahia e Mato Grosso do Sul, por exemplo, estão na frente, com espera medida de 20 dias.

Mais de 11 milhões de trabalhadores estão filiados à Previdência Social em São Paulo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x