17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Empresas apresentam programas de estágio durante evento

Empresas apresentam programas de estágio durante evento

28/08/2013 11h20 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Empresas apresentam programas de estágio durante evento

Trinta empresas nacionais e multinacionais participaram da décima edição da Feira de Oportunidades da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizada ontem durante todo o dia. Promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), o evento permite que os alunos da UFSCar e de outras instituições se cadastrem para oportunidades em programas de estágios ou trainees tanto no Brasil como no exterior. Estima-se que tenham passado pelo evento cinco mil estudantes. 

O criador e coordenador da Feira de Oportunidades da UFSCar, Tomaz Ishikawa, acredita que o evento foi, assim como nos outros anos de realização, um grande sucesso, sendo que as empresas já procuraram até mesmo reservar vagas para o próximo ano.

“Em minha opinião a feira está um sucesso. Os alunos estão aproveitando as palestras, as explanações nos estandes e esperamos que vários deles tenham sucesso na carreira profissional”, comenta.

“As empresas são bastante tradicionais e fazem questão da participação na nossa feira, muitas delas, inclusive, já querem reservar um lugar para o próximo ano. Isso é uma demonstração do sucesso da feira de oportunidades que ocorre aqui dentro da UFSCar”, destaca Ishikawa.

Para Evandro Carvalho, também coordenador do evento, esta é uma oportunidade muito importante para cada aluno participante. “É super importante que o estudante tenha a oportunidade de ter um contato direto com as empresas, saber como funcionam realmente, como é o progresso da carreira dentro de cada uma das empresas. Nós temos alunos que entraram como estagiários e hoje estão como diretores das empresas, sendo que isso ocorreu diante da participação deles nas feiras anteriores”, relata o coordenador.

A estudante Cecília Conti, que participa pela primeira vez do evento, acredita que esta é uma grande oportunidade de conhecer as empresas e, quem sabe, um dia integrar o quadro de funcionários de uma delas.

Leonardo Macera cursa Gestão em Análise Ambiental e se identificou com duas empresas. Ele se inscreveu no programa de estágio e trainee das duas e deve enviar seu currículo nos próximos dias. “Acho que esta é uma oportunidade legal de aproximar as empresas da universidade, além de ser uma forma dos alunos conseguirem um estágio e aplicarem os conhecimentos aprendidos dentro de sala de aula no mercado de trabalho e nas empresas que poderão ser seus futuros empregos”.

 

Ex-aluno atua como trainee em multinacional

A décima edição da Feira de Oportunidades da UFSCar contou também com a presença de alguns ex-alunos da UFSCar como exemplos de profissionais que interagiram com as empresas e obtiveram sucesso profissional. Esse é o caso de Luiz Filipe de Carvalho, ex-aluno da UFSCar e trainee em uma multinacional com estande instalado na feira.  

Ele se formou no final do ano passado e integra há seis meses o quadro de trainees da Dow, uma multinacional, de controle acionário americano.

“Eu me formei, conheci a empresa pela faculdade e pela feira, me inscrevi no site, passei por um processo seletivo extenso e consegui entrar como trainee. O programa é muito interessante e um dos projetos engloba a relação com as universidades, por isso estou aqui hoje, para divulgar os programas de estágio, trainee e também a metodologia da empresa”, diz.

Durante as conversas com os estudantes, Carvalho conta sua experiência, tira dúvidas, mostra para os alunos como é estar do outro lado, lugar que aspirava quando frequentava o evento em sua época de estudante. “Eu não me formei há muito tempo, mas já tive algumas boas experiências como trainee e é muito interessante passar isso para frente, afinal, sei bem o que passa na cabeça de quem está estudando, suas curiosidades e hoje posso falar desse dia a dia, dos processos seletivos e até mesmo dos perfis dentro da empresa”.

Em relação ao processo e perfil que o aluno deve ter para conseguir se colocar em alguma multinacional, assim como ele fez, Carvalho acredita que o essencial é não tentar ser quem não é. “As pessoas me perguntam qual é a receita para conseguir sucesso no processo seletivo, eu digo que o segredo é ser você mesmo, porque eles procuram um perfil, que o inscrito tenha uma empatia com o gestor que o contrata e isso acontece naturalmente”, finaliza o trainee.

 

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x