19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Fimac-FGTS deve aumentar vendas em até 20%

Fimac-FGTS deve aumentar vendas em até 20%

13/01/2012 12h58 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Fimac-FGTS deve aumentar vendas em até 20%

Para os trabalhadores que tenham a intenção de construir, reformar ou ampliar o imóvel residencial, as notícias são boas. Isso porque na última terça-feira (10), o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou o Fimac-FGTS, uma nova linha de crédito para compra de material de construção, que oferece taxas de juros de, no máximo, 12% ao ano, valor inferior ao que hoje é oferecido pelo mercado. O limite para o financiamento é de R$ 20 mil, com prazo de amortização de até 120 meses, independente da renda familiar.

O montante poderá ser usado para de instalação de hidrômetros de medição individual, implantação de sistema de aquecimento solar e de itens que visem à acessibilidade, desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente. Para que o trabalhador financie o material pelo programa, é válido frisar que ele deve, obrigatoriamente, ser cotista do fundo com vínculo empregatício ativo.

De acordo com o professor e economista Jônatas Rodrigues a grande vantagem desta nova linha de crédito é a taxa de juros de no máximo 12% ao ano. “Ainda é alto, mas quando comparado aos 42% em média cobrados pelos bancos, o valor parece baixo. No entanto, é um pouco estranha esta nova linha de crédito. Ela só é acessível para aqueles que têm crédito no FGTS, porém o valor do empréstimo não é retirado da conta do trabalhador”, avalia.

Segundo ele, quem irá lucras serão as lojas de material de construção, que intensificarão as vendas, o assalariado, que pagará menos juros, e o governo, que movimentará a economia, através da geração de empregos e da arrecadação de impostos. “Os bancos, que terão que baixar juros, não devem ter ficado contentes, pois com essa linha de crédito mais barata, menos pessoas recorrerão a eles”, afirma Silva.

Ainda não é possível fazer uma diferenciação entre o Fimac – FGTS e o Construcard – crédito oferecido pela Caixa Econômica Federal que pode ser utilizado para aquisição de materiais do básico ao acabamento, além de aquecedores solares e armários planejados – pois, segundo a assessora de imprensa Luciana Bettiol, a Caixa deverá formatar e regulamentar as disposições complementares a esta resolução em até 30 dias.

No entanto, Flávio de Almeida, proprietário de uma loja especializada na venda de pisos e acabamentos, afirma que as vendas tendem a aumentar entre 10% e 20% nos próximos seis meses. “A construção civil está em boa fase. Nossa perspectiva é bastante boa para a venda de produtos que possam entrar nesse programa de financiamento. Essas linhas de crédito beneficiam muito os trabalhadores”, declara.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
marcelo
marcelo
12 anos atrás

Este financiamento é uma piada. já é dia 28/02/2012 e o banco não liberou o crédito. Acredito que nem vai sair do papel.

Marciene Áurea dos Santos
Marciene Áurea dos Santos
12 anos atrás

Gostaria de saber qual banco está habilitado a oferecer esta nova linha de crédito, já que, estive em várias agências da Caixa Econômica Federal e para a minha surpresa, os funcionários daquela instituição nem se quer ouviram falar dessa nova linha de crédito. Será que trata-se de propaganda enganosa? Pobre do assalariado!

claudio
claudio
12 anos atrás

por que a cef não publicou oficialmente no seu site, sobre este tipo de financiamento ( fimac ) .será que é propaganda enganosa , sinto muito né !

Alessandra
Alessandra
12 anos atrás

É UM ABSURDO SERMOS ENGANADOS DESSE JEITO!!!!!
TAMBÉM FUI A CAIXA ECONOMICA FEDERAL E NINGUEM SOUBE ME INFORMAR DESTE FINANCIAMENTO!!!! PARA QUEM DEVEMOS RECLAMAR????? SE O GOVERNO FOI QUEM ANUNCIOU ESTA MODALIDADE DE FINANCIAMENTO???? SERÁ QUE SEREMOS ENGANADOS!!!!!! MUITO DECEPCIONADA!!!!

Fabio
Fabio
11 anos atrás

Perdi o meu tempo indo a caixa porque até a data de hoje ninguém sabe informar sobre essa linha crédito. A pergurta é existe ou não existe essa puclicação e aprovação e como fica o aquecimento do mercado?

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x