19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Ietech oferece curso de capacitação profissional em Libras

Ietech oferece curso de capacitação profissional em Libras

27/08/2012 22h28 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Ietech oferece curso de capacitação profissional em Libras

O Instituto de Educação e Tecnologia de São Carlos (Ietech), em parceria com o colégio Fernanda Telles, abre inscrições para o curso de Língua Brasileira de Sinais – Libras. O curso, que terá inicio a partir do dia 1º de setembro, engloba prática da língua a partir de situações contextualizadas do dia a dia, dramatização, expressão corporal e facial além de jogos e dinâmicas.

 

Alguns dos principais temas abordados no curso serão: língua de sinais, libras e língua portuguesa; mitos sobre os surdos; alfabeto, números e componentes da língua de sinais, prática das libras; apresentação social; situações do cotidiano do público alvo, recepção e informações; localização geográfica e classificadores.

É importante lembrar a necessidade e importância de se comunicar e o destaque que hoje a Libras tem por ser considerada a segunda língua brasileira, levando em consideração a Lei n.10.436/02 no que diz respeito que a língua de sinais deve estar presente na sociedade como um todo, assim favorecendo a comunicação e a construção de uma sociedade mais inclusiva.

“Durante anos e até os dias de hoje, os surdos e seus familiares passaram por momentos de dificuldades desde o início da sociedade e lutam por seus direitos, hoje em dia lutam para que eles sejam mais concretos e não fiquem somente nos documentos, mas, que sejam reais e vivenciados”, comenta a professora ouvinte do curso Amanda Cristina dos Santos Souza.

A Ietech possui também vínculo com o órgão regulamentador, Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos), que oferecerá várias informações, entre elas, sobre a legislação, comunicação com a pessoa surda, associações e cartilhas.

O participante será habilitado para utilizar a Libras e interagir de maneira eficiente e natural com surdos, ampliando as possibilidades de comunicação profissional e interação social.

O curso é dirigido a ouvintes que necessitem ou tenham interesse em comunicar-se com pessoas surdas do ambiente organizacional, família, instituições educacionais públicas e privadas, como também aos profissionais de educação corporativa de empresas.

“O curso técnico de Libras do Ietech é pioneiro na cidade de São Carlos e vem abrir novas portas para formação profissional na comunicação e inclusão de surdos e mudos atendendo de diversos setores do mercado de trabalho”, afirma o diretor administrativo Felipe Honda.

Há vagas limitadas para duas turmas, durante a semana de terça e quinta-feira em período noturno e aos sábados com aulas matutinas.

A Ietech possui também inscrições abertas para os cursos de Auxiliar Administrativo, Gestão de Negócios, Solid Works Atendimento ao Cliente, Inglês e Espanhol. Além de cursos preparatórios para concursos da Universidade de São Paulo e Receita Federal. Previsão para o início das aulas em setembro.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Mãe
Mãe
11 anos atrás

Eu sou mãe de um deficiente auditivo,sei bem o preconceito que todos os surdos passam.
Esse curso é muito bom,pois em minha maneira de pensar isso sera bom não só pra eles (surdos) mais pra toda a sociedade,pois deficiência auditiva não é uma doença mais sim uma benção de Deus pois são muito carismáticos e amigos.Quem puder se adequar na linguagem de libras sera muito bom,pois mesmo que não haja preconceito da parte de quem faz sera uma luta vencida diante de tanta exclusão.

Ariane
Ariane
11 anos atrás

A materia esta muito bem escrita, porem no final para maiores informações nao constou.
FONE – mail… endereço
kde

Anna
Anna
11 anos atrás

IETECH São Carlos – Rua Major Manoel Antonio de Mattos, 1786 (entrada pela R. Sebastião) – Vila Nery
Fone: (16) 3372-6993 – [email protected]

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x