19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Inadimplência cai 23,18% em sete meses

Inadimplência cai 23,18% em sete meses

09/08/2012 11h52 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Inadimplência cai 23,18% em sete meses

Os dados registrados pelo SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) mantido pela Acisc (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) apontam uma queda de 23,18% na inadimplência nos primeiro sete meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2011. Entre janeiro e julho de 2012 houve a inclusão de 17.749 consumidores no cadastro de inadimplentes. Nos sete primeiros meses do ano passado este número chegou a 13.635 consumidores.

Levando-se em conta apenas o mês de julho de 2012, houve uma queda de 14,75% no registro de inadimplentes em comparação ao mesmo período do ano anterior. No sétimo mês do ano passado 2.637 pessoas passaram a fazer parte da lista dos maus pagadores contra 2.248 de julho deste ano.

O presidente da Acisc (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), Alfredo Maffei Neto, afirma que no mês de julho houve um ligeiro aumento no número de inclusões ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), comparando-se com o mês de junho, porém, esse índice ainda é inferior ao registrado no mesmo período de 2011. “As exclusões ao sistema, por sua vez, praticamente mantiveram-se ao compararmos com o mês de junho, ou seja, o número de pessoas que conseguiram liquidar seus débitos quase se manteve nos dois últimos meses. Já com relação ao ano passado, as exclusões sofreram diminuição, o que serve de alerta aos comerciantes”, diz.

Neto também salienta que esses dados são referentes apenas ao SCPC, ou seja, à movimentação do comércio local e por isso, excluem informações de bancos, como cheque especial e cartão de crédito. “Para facilitar a renegociação de débitos, a ACISC está promovendo a décima edição da Campanha Xô Inadimplência. Os acordos são feitos de forma rápida e simples, através do SCPC – Recuperação, o setor de cobrança de nossa entidade”, finaliza Alfredo Maffei Neto.

 

Exclusões do SCPC caem 14,32% em 2012

De forma contraditória, os números mostram que a recuperação do crédito, ou seja o número de consumidores que pagaram dívidas antigas e deixaram a lista de inadimplentes, caiu em 14,32% entre janeiro e julho deste ano antes os mesmos números do ano passado. Neste período foram registradas 14.719 exclusões contra 17.181 do mesmo período de 2011.

Os dados de julho também apontam queda nas exclusões: 19,55 %. No sétimo mês de 2011 houve um total de 2.402 são-carlenses que “limparam” o nome no sistema de crédito. No mesmo período deste ano, 1.934 consumidores também deixaram os registros de inadimplentes.

O presidente do Sincomercio, Paulo Gullo, afirma que após um salto no início do ano, a inadimplência recuou em seguida. “É uma situação normal. Em agosto temos o Dia dos Pais e em outubro o Dia das Crianças. Temos tudo para termos um segundo semestre muito melhor do que o primeiro”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x