28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Mercado prevê Selic estável e inflação mais alta em 2013

Mercado prevê Selic estável e inflação mais alta em 2013

14/01/2013 11h42 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Mercado prevê Selic estável e inflação mais alta em 2013

Analistas do mercado financeiro mantiveram a perspectiva sobre a manutenção da Selic em 7,25 por cento na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) desta semana, ao mesmo tempo em que elevaram a perspectiva de inflação neste ano e reduziram a de crescimento econômico.

 

Pesquisa Focus do Banco Central, divulgada nesta segunda-feira, 13, também mostrou que foi mantida a previsão de que a Selic encerrará 2012 sem alterações, apesar de a inflação em alta. Isso mostra que o mercado financeiro vê a autoridade monetária mais preocupada com a fragilidade do crescimento econômico do que com preços.

Pesquisa da Reuters na semana passada já havia indicado a expectativa de que a taxa básica de juros será mantida na atual mínima recorde pela segunda vez seguida.

O Focus mostrou, entretanto, que a expectativa é que a Selic será elevada a 8,25 por cento em 2014, permanecendo nesse nível até o final do próximo ano.

Em relação à inflação, a projeção para este ano foi elevada pela segunda vez seguida, e o mercado agora estima que o IPCA encerrará este ano a 5,53 por cento, frente a expectativa anterior de alta de 5,49 por cento, novamente longe do centro da meta de 4,5 por cento. Para 2014 a expectativa foi mantida em 5,50 por cento.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerrou 2012 com alta acumulada de 5,84 por cento, dentro da meta mas com os preços acelerando.

Embora tenha reconhecido que a inflação mostra resistência, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, defendeu que as perspectivas são de declínio ao longo de 2013.

 

CRESCIMENTO

O mercado continua a ver uma recuperação difícil da economia, reduzindo pela segunda semana seguida a expectativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este e para o próximo ano.

Para 2013, os analistas reduziram a projeção para a expansão da economia a 3,20 por cento, ante 3,26 por cento anteriormente. E para 2014 a perspectiva é de uma leve aceleração do PIB, mas a perspectiva também foi reduzida, a 3,60 por cento ante 3,75 por cento anteriormente.

O mercado também reduziu ligeiramente no Focus a previsão para o dólar para o fim deste ano a 2,07 reais, ante 2,08 reais na semana anterior. Para 2014 a projeção foi mantida em 2,05 por cento.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x