30 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Sebrae lança produtos específicos para pequenos produtores rurais

Sebrae lança produtos específicos para pequenos produtores rurais

30/04/2013 17h54 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Sebrae lança produtos específicos para pequenos produtores rurais

Uma ferramenta de planejamento específica para fruticultura e olericultura e o lançamento de um projeto para apicultores são as grandes novidades que o Sebrae-SP vai apresentar na edição 2013 da Agrishow. Além disso, vai oferecer os serviços do Sebrae Móvel durante a feira e também percorrendo as propriedades rurais.

 

O Produza Fácil Agricultura, elaborado pelo Sebrae-SP em parceria com a Faesp/Senar-AR/SP, é um painel de apoio ao planejamento da produção agrícola, que vai trazer dicas e orientações para que o produtor consiga fazer seu planejamento de forma simples e rápida. O kit contém uma brochura explicativa, que ensina como o produtor deve usar o material, um painel de planejamento e papéis adesivos.

A ferramenta questiona o produtor sobre quais são os produtos que produz, quais são seus compradores e o auxilia a escalonar sua produção para atender, de forma eficaz, os contratos de compra firmados. O Produza Fácil Agricultura também ajuda a deixar claro e visível para todos os envolvidos na produção as etapas a serem cumpridas, desde o plantio até a colheita.

“O mercado exige do produtor rural compromisso do abastecimento em quantidade, qualidade e regularidade. Por isso, planejar a produção, dando ao comprador a segurança da entrega e o cumprimento do contrato de fornecimento é muito importante. O Sebrae-SP entende que um bom planejamento pode ajudar os produtores a aumentar seus ganhos e a diminuir perdas”, conta Bruno.

Para os produtores de mel do estado de São Paulo, será apresentado o PAS Mel – Programa Alimento Seguro, que visa atender exigências técnicas de mercado quanto à segurança e qualidade do mel, padronizando-o de acordo com as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e dos países exportadores. Também garante o controle sanitário de todo processo produtivo. A metodologia proposta trabalha a implantação das Boas Práticas e da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), focando toda a cadeia produtiva, desde os apicultores, unidades de extração até os entrepostos. O programa é realizado em parceria com Senai, Sesi, Senac e Sesc.

“A apicultura é uma cadeia forte no nosso estado e para garantir melhor comercialização do mel e seus derivados, estamos oferecendo um produto específico para atender esses produtores e ajudá-los a melhorar a qualidade dos produtos para a exportação”, explica o superintendente.

 

Na Agrishow, mais uma vez estará estacionada uma van itinerante com a estrutura de atendimento de um escritório do Sebrae. O Sebrae Móvel é uma van customizada, que vai atender os produtores rurais durante a feira e posteriormente vai passar pelas pequenas propriedades rurais para oferecer orientações gratuitas nas principais cadeias produtivas do estado. Os produtores terão acesso a cadernos de campo e poderão tirar dúvidas sobre gestão de suas propriedades, além de questões técnicas para melhorarem a qualidade e produtividade.

“Com a van, nosso objetivo é alcançar as propriedades mais distantes e facilitar o acesso de produtores que tem pouca possibilidade de deslocamento”, explica Bruno Caetano, diretor superintendente do Sebrae-SP

 

Sebrae na Agrishow

O Sebrae-SP participa mais uma vez da Agrishow com um estande institucional, em que, além do atendimento e oferecimento de materiais de planejamento, vai promover palestras sobre tendências de mercado nas cadeias do leite, café, ovinocultura, apicultura, horticultura, e fruticultura. Os temas serão distribuídos ao longo da semana, com palestras no estande em dois períodos.

De todo o estado partirão missões técnicas de pequenos produtores rurais, que serão subsidiados para participarem da feira e conhecerem as novidades do setor. Estão previstas caravanas de 16 regiões do Estado, totalizando cerca de 2.000 produtores. “É importante que os pequenos produtores participem para verem as novidades e como podem transpor para suas realidades. Temos percebido a crescente preocupação das grandes empresas com a produção familiar, pensando em produtos de alta tecnologia e acessíveis para um público mais simples”, finaliza Bruno.

O Sebrae-SP vai disponibilizar 20 colaboradores, especialistas em agronegócios, para o atendimento dos produtores rurais nos cinco dias de evento.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x