28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Flamengo se sagra campeão da temporada 2012/2013

Flamengo se sagra campeão da temporada 2012/2013

01/06/2013 21h03 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Flamengo se sagra campeão da temporada 2012/2013

Não teve jeito. O título da quinta edição do NBB ficou mesmo com o Flamengo. Dono da melhor campanha na fase de classificação da competição, o time carioca teve o direito de ter o mando de quadra na Final do campeonato. E deu certo. Com um apoio incrível vindo das arquibancadas da HSBC Arena, a equipe comandada pelo técnico José Neto venceu o Unitri/Universo, pelo placar de 77 a 70, na manhã deste sábado, 1º, e se sagrou campeã nacional.

 

Este foi o segundo título do clube carioca na história do NBB. O time da Gávea possui em sua sala de troféus a taça da primeira edição da maior competição de basquete do país (2008/2009).

Depois de abrir seis pontos de vantagem no primeiro quarto, o esquadrão rubro-negro viu o time mineiro virar o placar ao final da segunda parcial. Porém, o clube da Gávea realizou um terceiro período impecável e chegou para o último período com nove tentos de frente.

Restou ao esquadrão carioca administrar a boa diferença nos dez minutos finais de jogo para fazer a festa ao lado de sua torcida, que lotou as dependências da HSBC Arena – ao todo, foram 16.534 torcedores presentes (14.450 pagantes).

“O momento de maior alegria foi quando o jogo já estava definido, no momento em que Uberlândia já não tinha mais forças para reagir. A partir daí, a torcida fez uma festa muito linda nas arquibancadas e a gente sentiu isso na quadra. Quero deixar meus parabéns a esta torcida maravilhosa que nos empurrou a este título histórico”, disse Marquinhos.

O grande destaque individual do Flamengo na grande decisão do NBB5 ficou por conta do pivô Caio Torres. Dominando completamente as ações no garrafão, o jogador deixou a quadra com 23 pontos e dez rebotes para ser eleito o MVP (jogador mais valioso) da partida.

Além do camisa 13, o outro grande nome da agremiação carioca no jogo foi o ala Marquinhos, autor de 16 pontos. Pelo lado do Uberlândia, os maiores pontuadores foram o ala/pivô Gruber, responsável por 20 pontos, sendo 18 deles no primeiro tempo, e o pivô Cipolini, que anotou 16 tentos.

 

Melhores da temporada

Logo após o término da Final do NBB 2012/2013, a Liga Nacional de Basquete divulgou os ganhadores dos prêmios individuais da quinta edição da maior competição de basquete do país. Além de Caio Torres, que foi o MVP (jogador mais valioso) da Final, o outro destaque da premiação ficou por conta do ala Marquinhos, do Flamengo, que recebeu dois troféus: MVP do campeonato e melhor ala.

Além do camisa 11 flamenguista, o armador Fúlvio, do São José/Unimed, o ala norte-americano Robert Day, do Unitri/Universo, o ala/pivô Rafael Mineiro, do Pinheiros/SKY, e o pivô Caio Torres, também do clube da Gávea, completaram a seleção do campeonato. Enquanto isso, o Troféu Ary Vidal (melhor técnico da competição) ficou com Lula Ferreira, do Vivo/Franca.

Junto do quinteto ideal do campeonato e do melhor treinador, foram anunciados os vencedores de quatro prêmios individuais. Vencedor do troféu de Melhor Defensor nas quatro temporadas do NBB, Alex Garcia, do Uniceub/BRB/Brasília, repetiu a conquista nesta temporada e garantiu o pentacampeonato. Outro destaque ficou por conta do Gui Deodato, do Paschoalotto/Bauru, que foi escolhido pelo segundo ano consecutivo como o Jogador que Mais Evoluiu.

Para completar a dobradinha bauruense na premiação do NBB5, o armador Ricardo Fischer ficou com o troféu de Destaque Jovem (Sub-21). Para fechar, o garoto Léo Meindl, do Vivo/Franca, de apenas 20 anos, foi eleito o Sexto Homem da temporada 2012/2013 da competição nacional.

 

Confira todos os vencedores:

 

– Seleção do campeonato:

Armador: Fúlvio (São José/Unimed)

Alas: Robert Day (Unitri/Universo) e Marquinhos (Flamengo)

Pivôs: Rafael Mineiro (Pinheiros/SKY) e Caio Torres (Flamengo)

 

– MVP da temporada: Marquinhos (Flamengo)

– Melhor técnico (Troféu Ary Vidal): Lula Ferreira (Vivo/Franca)

– Melhor defensor: Alex Garcia (Uniceub/BRB/Brasília)

– Destaque jovem: Ricardo Fischer (Paschoalotto/Bauru)

– Jogador que mais evoluiu: Gui Deodato (Paschoalotto/Bauru)

– Sexto homem: Léo Meindl (Vivo/Franca)

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x