28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Golfe: Damha inova ao criar passeio virtual

Golfe: Damha inova ao criar passeio virtual

14/12/2011 19h44 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Golfe: Damha inova ao criar passeio virtual

O Damha Golf Club, de São Carlos, inovou mais uma vez ao trazer em seu site o primeiro tour virtual por um campo de golfe brasileiro. O passeio está disponível na página www.dgc.com.br.

A idéia da inovação, muito comum no exterior, partiu da presidência do empreendimento, considerado o quarto melhor campo de golfe do Brasil em apenas cinco anos de vida. “Se nosso campo está à altura dos melhores do mundo, nossa tecnologia também tem que estar”, diz Carlos Gonzalez, presidente do Damha Golf Club.

O mapa em 3D foi desenvolvido pelo estúdio Motion Pixel, de André Fonseca Silva, engenheiro especializado em computação gráfica. André conta que o primeiro passo foi fazer um modelo tridimensional do terreno a partir da sua planta e de centenas de fotos do local, que serviram como imagens de referência.

“Ficamos mais de 12 horas fotografando o campo, nos mínimos detalhes. Até perdi a conta de quantas voltas demos nos carrinhos de golfe”, brinca André. Imagens de satélite também ajudaram na localização exata de toda a vegetação do campo. Coletados os dados, o trabalho coube, então, ao computador – a animação do modelo deu origem ao passeio virtual.

O projeto levou quatro meses para ser executado. Segundo André, a única dificuldade foi lidar com a quantidade de memória necessária para armazenar o arquivo original, que tem quase 800 MB. “Tivemos que triplicar o espaço de memória dos computadores do estúdio”, explica ele.

Fora isso, o projeto deu tão certo que pode ser que tenha um “filhote” no futuro: panoramas 360 graus de cada buraco. Até lá, André, que não jogava golfe, pretende já estar dando suas tacadas. Depois de conhecer de perto o campo do Dahma Golf Club, não vai mais querer sair de lá. “Vou começar as aulas o quanto antes”, diz ele.

No site do Damha é possível fazer um tour virtual geral sobre o campo e o club house e também visualizar buraco a buraco – uma forma de planejar melhor o seu jogo e conhecer melhor os obstáculos.

As imagens produzidas pela Motion Pixel também constam de um livreto que se encontrará à venda no pro shop do Damha e que indica as distâncias de vários pontos do campo até o green, uma ferramenta essencial para auxiliar o golfista em sua estratégia de jogo e escolha dos tacos adequados para cada jogada.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x