9 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Metrô se desculpa por mapa olímpico sem tetracampeã

Metrô se desculpa por mapa olímpico sem tetracampeã

04/04/2012 22h38 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Metrô se desculpa por mapa olímpico sem tetracampeã

Inspirado nos Jogos Olímpicos deste ano, os responsáveis pelo transporte público de Londres criaram uma versão especial do mapa do metrô da cidade substituindo os nomes das estações pelo de atletas olímpicos, mas deixaram de fora uma das maiores campeãs.

 

Enquanto atletas da atualidade como Usain Bolt estão bem representados entre os 361 nomes, a holandesa Fanny Blankers-Koen ficou de fora.

Conhecida como “Dona-de-casa voadora”, a atleta, que tinha dois filhos, foi a primeira mulher a conquistar quatro medalhas de ouro numa mesma Olimpíada em 1948, justamente em Londres.

“Com 361 estações e muitos milhares de atletas para se escolher, infelizmente haveria algumas pessoas do esporte que ficariam fora do mapa”, disse o diretor de marketing da Transport for London (TfL), Chris Macleod.

“No entanto, nos desculpamos se alguma ofensa foi causada pela omissão de Fanny Blankers-Koen, que foi claramente uma atleta memorável. Estamos falando com a editora do mapa para garantir que ela seja incluída na próxima reimpressão”, disse ele em comunicado.

A Real Federação Holandesa de Atletismo alertou o chefe da Olimpíada de Londres, Sebastian Coe, que Blankers-Koen merecia uma lugar no mapa.

A Victoria Station foi renomeada em homenagem ao velocista Bolt, enquanto o atacante do Manchester City Carlos Tevez é a nova estação Edgware Road, após sua medalha de ouro conquistada com a Argentina em 2004.

O norte-americano Florence Griffith-Joyner ganhou como homenagem a estação Embankment.

Alex Trickett, ex-editor da BBC Sport que criou o mapa junto com seu ex-colega David Brooks, reconheceu o erro pela omissão de Blankers-Koen.

“Ela é uma lenda, deveria estar no mapa”, disse Trickett à Reuters. “Tem outras pessoas que são um caso de opinião, mas quando vimos que Fanny Blankers-Koen não estava no mapa, não tinha argumentos. Fizemos besteira.”

Os Jogos de Londres começam em 27 de julho. (reportagem adicional de Li-mei Hoang)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x