28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Mundial de Clubes começa; Timão estreia dia 12

Mundial de Clubes começa; Timão estreia dia 12

05/12/2012 20h53 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Mundial de Clubes começa; Timão estreia dia 12

O Mundial de Clubes da Fifa apresentado pela Toyota começa nesta quinta-feira, 6, em Yokohama, no Japão. A primeira partida será entre Sanfrecce Hiroshima, time local, contra Auckland City, da Nova Zelândia. O vencedor do duelo pode ser o primeiro adversário do Corinthians, desde que vença também o Al-Ahly, representante africano.

 

A equipe brasileira inicia sua batalha para a conquista do tão sonhado bi-campeonato mundial no dia 12 de dezembro no estádio de Toyota, em Toyota City. Caso vença seu primeiro compromisso, o Corinthians já avança à final do torneio e aguardará um dia para conhecer seu oponente.

Na outra chave, o primeiro duelo será realizado no dia 9 de dezembro e reúne o Ulsam, da Coreia do Sul, e Monterrey, do México. O vencedor do confronto enfrenta o Chelsea, da Inglaterra, por uma vaga na grande final.

 

Jornada dos campeões

O Corinthians se credenciou a disputar o Mundial de Clubes da Fifa após vencer de forma invicta a Libertadores da América. A campanha corintiana ao longo dos 14 jogos disputados foi de oito vitórias e seis empates.

A final foi disputada no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, contra o lendário Boca Juniors, da Argentina. A vitória por 2×0, aliada a um empate por 1×1 em La Bombonera, levou à loucura os mais de 40 mil presentes ao estádio.

 

Ulsam

Jornada semelhante ao Corinthians teve o Ulsam, que também foi campeão invicto da Confederação Asiática de Futebol. O clube sul-coreano passou em primeiro na fase de grupos e venceu todos os jogos das oitavas-de-final até a final.

 

Chelsea

Maior concorrente do Corinthians na Copa do Mundo de Clubes da Fifa, o Chelsea se credenciou a disputar o Mundial graças a uma ótima campanha na UEFA Champions League 2011/2012. Primeiro na fase de grupos, o clube londrino foi derrotado apenas uma vez, nas quartas-de-final, pelo Napoli, da Itália. No entanto, venceu o jogo de volta e conseguiu a classificação graças a somatória de gols. Na semi-final enfrentou o todo poderoso Barcelona, até então campeão do torneio. No primeiro jogo, em Londres, vitória dos “Blues” por 1×0. O resultado dava ao Chelsea a vantagem de jogar pelo empate na partida de volta, o que acabou ocorrendo.

A final foi ainda mais emocionante. Enfrentando o Bayern de Munique, da Alemanha, na casa do adversário, o Chelsea conseguiu a vitória nos pênaltis, após empate no tempo normal e prorrogação.

 

Monterrey

Um dos que correm por fora para a conquista do título é o Monterrey. O clube mexicano chegou até o torneio graças a uma ótima campanha na Concacaf. Primeiro na fase de grupos, a equipe venceu as duas partidas das quartas-de-final, conseguiu uma vitória e um empate na semi-final e uma vitória e uma derrota nas finais. Graças ao saldo de gols, o Monterrey pode levantar a taça.

 

Al-Ahly

Dono de uma das campanhas mais irregulares, o Al-Ahly, do Egito, se credenciou ao Mundial após vencer a Liga dos Campeões da África. Na primeira fase, onde são disputados os jogos eliminatórios, o clube conseguiu uma vitória e um empate. Na segunda fase, uma derrota e uma vitória. Nas fases semi-final e final o Al-Ahly, conseguiu uma vitória e um empate, o que lhe garantiu o título do torneio.

 

Auckland City

Campeão da Oceania, o Auckland City, da Nova Zelândia, foi o primeiro colocado na fase de grupos do torneio, o que o credenciou a disputar a final com o primeiro colocado da outra chave. Nos dois jogos da final, duas vitórias e passaporte carimbado para o Japão.

 

Sanfrecce Hiroshima

O anfitrião Sanfrecce Hiroshima foi o campeão japonês em disputa por pontos corridos. A campanha do clube foi bastante positiva, com 19 vitórias, 7 empates e 8 derrotas, somando 64 pontos.

 

Melhor jogador

Patrocinadora do mundial interclubes desde 1980 e da Copa do Mundo de Clubes da Fifa desde 2005, a Toyota premia o melhor jogador da competição com um veículo zero quilômetro. No ano passado, Lionel Messi, do Barcelona, levou para casa o modelo híbrido Prius.

A escolha do melhor jogador é feita pelos comissários técnicos da Fifa juntamente com um grupo de jornalistas especializados escolhidos pela entidade máxima do futebol mundial.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x