16 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Kleber Chicrala

Jornal Primeira Página > Notícias > Kleber Chicrala > Prêmios Nobel falam sobre física quântica na USP de São Carlos

Prêmios Nobel falam sobre física quântica na USP de São Carlos

Todo conteúdo de informações e imagens aqui publicados, quanto as suas origens, são de responsabilidade do colunista

03/12/2023 06h51 - Atualizado há 8 meses Publicado por: Redação
Prêmios Nobel falam sobre física quântica na USP de São Carlos

David J. Wineland e William D. Phillips, Prêmios Nobel que estarão na USP em São Carlos – Fotos: Linfield University e Vilnius University

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) – Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – USP recebe os dois Prêmios Nobel em Física, David J. Wineland (2012) e William D. Phillips (1997), abordando a Física Quântica com Átomos e Íons, em um momento em que se iniciam as comemorações do centenário da Mecânica Quântica, que terá seu marco no ano de 2025. As palestras acontecerão nos dias 5 e 6 de dezembro, a partir das 14h, no Auditório Professor Sérgio Mascarenhas do instituto. É dirigido a alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores de qualquer instituição de ensino superior, e também ao público em geral. O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição.

No dia 5 de dezembro, David Wineland, da University of Oregon (EUA), fala sobre Íons aprisionados: da metrologia à computação quântica; e, no dia 6 de dezembro, é a vez do cientista William Phillips, do National Institute of Standards and Technology, da University of Maryland (EUA), com o tema Física quântica com átomos frios. As palestras são em inglês, sem tradução simultânea.

SOBRE OS PRÊMIOS NOBEL EM FÍSICA

David Jeffrey Wineland (24/2/1944) tem bacharelado em Física pela Universidade da Califórnia Berkeley (1965), doutorado pela Universidade de Harvard em 1970 e pós-doutorado pela Universidade de Washington. Em 1975, juntou-se ao National Bureau of Standards (NIST) onde iniciou o grupo de armazenamento de íons. Atualmente, o cientista é docente na Universidade do Colorado (EUA), em Boulder. David Wineland compartilhou o Prêmio Nobel  2012 de Física com o francês Serge Haroche.

William Daniel Philipps (5/11/1948) concluiu seu bacharelado em 1970, no Juniata College, e seu doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), ingressando em 1978 no National Institute of Standards and Technology (NIST). Em 1993, Philipps ganhou o Prêmio Nobel de Física juntamente com o cientista americano Steven Chu e o francês Claude Cohen-Tannoudji. Atualmente, leciona no Colégio de Computação, Matemática e Ciências Naturais da Universidade de Maryland (EUA).

O evento é promovido pelo Centro de Pesquisa de Óptica e Fotônica (Cepof) – IFSC – USP, com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e apoio da USP e do INCT – Óptica Básica e Aplicada às Ciências da Vida.

AGENDA DO EVENTO:

Dia 5 de dezembro: David Wineland (Nobel 2012)

Dia 6 de dezembro: William Philipps (Nobel 1997)

A partir das 14h, no Auditório no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas do IFSC, na Avenida Trabalhador São-Carlense, 400, em São Carlos, São Paulo. Gratuito, sem necessidade de inscrição.

Fontes:  Rui Sintra, da Assessoria de Comunicação do IFSC-USP;  Jornal da USP; Prof Dr Vanderlei Salvador Bagnato – Coordenador CEPOF – INCT – IFSC – USP;  Kleber Chicrala – Jornalismo Científico e Difusão Científica – CEPOF – INCT – IFSC – USP

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x