2º DP conclui apuração de crime de roubo contra casa de Tenente da Reserva da PM no Boa Vista
Um dos três criminosos foi preso momentos após o crime, no interior de uma moradia nas proximidades do local dos fatos
A Polícia Civil de São Carlos (SP), por intermédio do 2º DP (Distrito Policial) na Vila Prado, concluiu as investigações sobre o crime de roubo, ocorrido no dia 7 de abril, contra a residência de um Tenente da Reserva da Polícia Militar, no bairro Boa Vista.
Na manhã desta segunda-feira (3), o delegado de polícia, Maurício Antônio Dotta e Silva, que coordenou os trabalhos investigativos, informou que dois dos três indivíduos já se encontram fora de circulação, onde um deles, um jovem de 19 anos, foi preso em diligências e intervenções da Polícia Militar, momentos após a prática do crime, no interior de uma moradia, localizada na Rua Luís Carlos de Arruda Mendes. Já o segundo indivíduo, identificado como Luís Felipe Recco, teve a sua prisão temporária decretada pela Justiça e se encontra recolhido junto ao sistema penitenciário, depois de ter sido reconhecido como o motorista de um Fiat Palio utilizado no crime, que em dias anteriores foi apreendido em posse de um funileiro, nas proximidades do CDHU da Vila Isabel. Segundo a autoridade de polícia, o automóvel seria pintado de outra cor para a prática de novos delitos e até mesmo dificultar as investigações.
O terceiro criminoso envolvido no delito, segundo apontado pelo delegado de polícia, já teve o pedido de prisão temporária representado junto à Vara Criminal da Justiça de São Carlos (SP), e pode ser preso muito em breve, após ter sido identificado e também reconhecido como integrante do bando, que pode ter praticado diversos outros crimes de roubos em todo o município.
Durante as apurações realizadas pela equipe de policiais civis do 2º DP (Distrito Policial) da Vila Prado, foi constatado que todo o esquema dos marginais, eram traçados e definidos nas dependências do CDHU da Vila Isabel.
Entenda o Crime – No final da manhã do dia 7 de abril, uma terça-feira, por volta das 11h30, dois indivíduos, estando um armado de revólver, rendeu uma faxineira de 61 anos, enquanto o portão da residência, situada na Rua Francisco Fiorentino, estaria aberto devido a limpeza que estaria sendo realizada na garagem da moradia, onde mediante ameaças, a trabalhadora foi levada pelos marginais para dentro da casa, onde os acusados renderam a educadora de 54 anos, esposa do Oficial da PM aposentado, e anunciaram o crime.
Enquanto a moradora estaria rendida por um dos criminosos, o outro marginal em posse da arma de fogo, apontando o revólver para a cabeça da faxineira, começou a ir em direção da parte superior da casa, onde estaria o Tenente da Reserva, o qual ao notar o delito em andamento, tomou posse de um revólver Taurus, calibre 38, capacidade para 7 tiros, que depois de se abrigar passou a negociar com o assaltante para que soltasse a prestadora de serviços, momento então, que o acusado tentou o disparo da arma de fogo que tinha em punho por três vezes, porém, as munições acabaram apenas picotando e não ocorreu os disparos, onde rapidamente para inibir a ação dos indivíduos, o militar da reserva efetuou um disparo em direção a uma das paredes da casa e na sequência ao notar que o acusado havia soltado a faxineira, disparou outro tiro, também para a parede, ocasionando a evasão da dupla.
Na fuga, os marginais tomaram posse da carteira com documentos pessoais, cartões bancários e demais pertences da educadora e moradora da casa de 54 anos, que sofreu ferimentos na cabeça devido às agressões sofridas durante o crime, necessitando de atendimento médico.
Via 190, o caso já ocorrido foi comunicado ao COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar), e na chegada da equipe do RPP (Rádio Patrulhamento Padrão), integrada pelos Cabos Scuracchio e Fanti, foram feitos contatos junto das vítimas, quando uma nova solicitação via 190, informou que um homem havia invadido o interior de uma residência na Rua Luís Carlos de Arruda Mendes. Diligências foram realizadas, e no interior do referido imóvel, os PMs contiveram o indivíduo, constatando que seria um dos criminosos que havia praticado em momentos anteriores a invasão na casa do policial militar aposentado.
Em averiguação às imagens capturadas por câmeras de segurança na parte externa da moradia alvo do crime, foi possível avistar o momento da evasão da dupla, e notar ainda a existência de um automóvel Fiat Palio, Preto, que poderia estar auxiliando para a fuga da dupla.
Detido, o acusado foi apresentado junto à CPJ (Central de Polícia Judiciária), onde o caso foi apresentado ao delegado de polícia, Reinaldo Lopes Machado, que determinou pelo registro da ocorrência como Flagrante Delito de Roubo Qualificado em Residência, recolhendo o indiciado para a carceragem do Centro de Triagem de São Carlos (SP).
Devido aos disparos ocorridos contra o imóvel do Tenente da PM aposentado, foi encaminhado o armamento de sua propriedade para o IC (Instituto de Criminalística) para os devidos procedimentos periciais, como também feito em sua moradia tais trabalhos por parte da Polícia Técnico-Científica.