18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > PM diz ter reduzido crimes no entorno da USP em 70%

PM diz ter reduzido crimes no entorno da USP em 70%

23/12/2017 11h20 - Atualizado há 6 anos Publicado por: Redação
PM diz ter reduzido crimes no entorno da USP em 70%

A Polícia Militar reduziu, em 70%, o índice de crimes como furtos e roubos no entorno do campus da USP. A informação é do tenente-coronel Alexandre Wellington de Souza, comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar (PM). Na opinião dele, um dos fatores que beneficiou a redução dos índices foi a “quebra de um dos elos da corrente”, que elevava os percentuais de violência. O combate à receptação foi apontado como fator preponderante para o êxito nas estatísticas.

No ano passado, foram realizadas duas audiências no campus 1 da USP para debater o caso com estudantes, professores e pesquisadores. À época, além dos casos de roubos, estudantes relatavam tentativas de estupro. “Entendemos que proteger as pessoas é a principal atividade da polícia, por isso estabelecemos diálogo e ouvimos a comunidade acadêmica sobre as demandas da Universidade. Conhecer a realidade dessa comunidade ajudou na coleta de informações precisas”, disse.

O tenente-coronel da Polícia Militar diz que um dos pontos atacados foi a receptação, principalmente de celular. “Nós quebramos um dos elos que foi a receptação. Sabemos que os desafios são enormes, mas estamos contentes com a redução de mais de 70%. É uma marca que mostra que estamos no caminho certo em defesa das pessoas”, comentou. O diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Tito Bonagamba, reforçou que as duas audiências ajudaram a polícia a entender a dinâmica da Universidade. “O contato com a polícia nos ajudou a construir um ambiente seguro dentro da universidade”.

 Sensação

Apesar dos números satisfatórios apontados pela polícia, a sensação de insegurança ainda está presente no entorno da universidade. “À noite, todo o cuidado é pouco e as ruas estão muito escuras. Comigo não aconteceu, mas uma colega teve o celular roubado aqui perto”, relata Michele Alves, um dos poucos estudantes que ainda estavam na universidade na USP ontem e que concordou em conversar com a reportagem.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x