Presidiário tem GPS Danificado no Aracy II
Um presidiário que estava beneficiado com saída temporária nesat época de Natal e Ano Novo da Penitenciária de Itirapina, foi detido na noite desta quinta-feira, 20, após ter rompido o GPS da sua tornozeleira eletrônica.
Segundo apurado, Celiomar Teodoro da Silva, 42 anos, estava em sua casa na rua Luis Carlos Caromano, no Cidade Aracy II quando quatro homens o cercaram e cortaram o aparelho. Uma viatura da Força após receber via Copom a informação da Penitenciária foi até o local e deteve o presidiário.
O delegado Caio Ibere registrou a ocorrência e comunicou o fato. O GPS e a tornozeleira foram apreendidos e o presidiário ouvido e liberado após ser orientado.
Como funciona
O equipamento está sendo utilizado pela Secretaria de Administração Penitenciária. Ela emite um sinal para um rastreador que informa a localização exata da pessoa para uma central de monitoramento. Caso seja constatada alguma irregularidade quanto a localização do preso, a PM é avisada.
Com ou sem as tornozeleiras as regras para os beneficiados continuam as mesmas: sair de casa só entre as 6 e 19h, ficar no endereço informado; deixar a cidade apenas com autorização prévia. É proibido frequentar bares, lanchonetes, boates e até parque de diversões.
Quem for flagrado infringindo qualquer uma destas leis, é recolhido imediatamente, perde o direito ao regime semiaberto e deverá cumprir o restante da pena em regime fechado.
Os presos que receberam o benefício são os do regime semiaberto, destinado a quem tem bom comportamento e que já cumpriu o tempo mínimo determinado por lei no regime fechado.