11 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > Roubos crescem 78% no trimestre em São Carlos

Roubos crescem 78% no trimestre em São Carlos

30/04/2014 20h50 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Roubos crescem 78% no trimestre em São Carlos

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou as estatísticas da violência em São Carlos no primeiro trimestre. O destaque fica por conta da elevação do número de roubos, que saltou 78% na comparação com o mesmo período do ano passado. Na opinião do advogado criminalista Eduardo Burihan, mudar a legislação penal não é suficiente para conter a violência, mas é necessário repensar a atuação do Estado nas questões sociais.

 

Segundo as estatísticas, os roubos passaram de 173 casos para 308. Os furtos de veículo também apresentaram crescimento – passaram de 109 ocorrências para 155, um crescimento de 42%. Outra ocorrência que chamou a atenção foram os roubos de carga. Enquanto no primeiro trimestre de 2013 foi registrada uma ocorrência, ocorreram quatro casos, no mesmo período, nesse ano. Os latrocínios (roubos seguidos de morte) também apresentaram crescimento – de 1 para três casos.

Para o advogado criminalista, uma série de fatores pode ser atribuída ao aumento da criminalidade. Uma delas é a participação mais efetiva de adolescentes nos delitos e a população carcerária, que lotam as penitenciárias do Estado, muitas delas em condições degradantes e desumanas, segundo Burihan. “O Estado, infelizmente, não participa ativamente da vida do cidadão, oferecendo, com qualidade, educação, saúde e lazer. Falar em redução de idade penal é sedutor, mas não convence. Não existe uma fórmula mágica para reduzir a criminalidade”, diz o advogado criminalista.

NÚMEROS – Segundo a Secretaria de Segurança Pública, as ocorrências envolvendo tráfico de entorpecentes apresentaram queda. No primeiro trimestre do ano passado foram 72 ocorrências e nesse ano 52. Foram registrados 6 homicídios nesse ano e 7 em igual período do ano passado. Os homicídios culposos (sem intenção) provocados por acidentes de trânsito apresentaram 7 casos em 2013 e 6 em 2014.

“O Estado necessita investir maciçamente no social, dando respaldo à população carente, caso contrário é o traficante ou o líder do crime quem vai ditar as regras”, projeta o advogado criminalista.

 

ESTADO

Os dados da violência no Estado apontam para uma redução no índice de homicídios dolosos. De acordo com a SSP, houve uma diminuição de 3,28%, passando de 1.189, entre janeiro e março de 2013, para 1.150, no mesmo período desse ano, uma taxa de 10,32 homicídios para cada 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é de 26 homicídios por grupo de 100 mil habitantes.

Sobre os roubos, o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, diz que a elevação é um fenômeno nacional. “No Rio de Janeiro, os roubos cresceram 54% em janeiro. No Rio Grande do Sul, no ano passado, o aumento foi de 12,3%. E em Minas [Gerais], em dezembro passado, o aumento foi de 27,1%”, afirmou, por meio da assessoria de imprensa da Secretaria.

Na opinião de Vieira, para combater esse tipo de crime são necessárias medidas definidas como “quatro ‘is’”: a integração entre polícias e governos; o trabalho de inteligência e investigação para a prevenção e o aumento da resolução de delitos, e o combate à impunidade, com um debate nacional para definir leis mais firmes, que acabem com as causas da criminalidade.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x