10 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Brasil realiza este ano a 1ª eleição municipal com federações partidárias

Brasil realiza este ano a 1ª eleição municipal com federações partidárias

Norma contribui para reduzir número de candidatos a vereador

19/03/2024 13h52 - Atualizado há 2 meses Publicado por: Redação
Brasil realiza este ano a 1ª eleição municipal com federações partidárias Fábio Pozzebom/Agência Brasil

A Resolução TSE nº 23.609/2019, com as alterações promovidas pela Resolução nº 23.729/2024, disciplina os procedimentos relativos à escolha e ao registro de candidatas e candidatos para as Eleições Municipais de 2024. Os dois primeiros capítulos da norma tratam dos partidos políticos, das federações e das coligações, bem como da realização das convenções partidárias.

De acordo com a norma, poderão participar das eleições o partido político e a federação que, até seis meses antes da data do pleito, tenham registrado seus estatutos no TSE e tenham, até a data da convenção, órgão de direção definitivo ou provisório constituído na circunscrição da disputa e devidamente anotado no tribunal eleitoral competente.

Como o 1º turno do pleito deste ano ocorre em 6 de outubro, até lá, todos esses entes políticos devem estar organizados, como estabelecem as regras eleitorais. Detalhe: esta será a primeira eleição municipal com a participação das federações partidárias.

Instituída pelo Congresso Nacional na Reforma Eleitoral de 2021, conforme a Lei nº 14.208/2021, a reunião de partidos em federações foi criada com o objetivo de permitir às legendas atuarem de forma unificada em todo o país.

As federações criadas funcionam como uma única agremiação partidária e podem apoiar qualquer candidato ou candidata, desde que permaneçam assim durante todo o mandato. Isso significa que elas devem vigorar por, no mínimo, quatro anos.

Atualmente, o Brasil conta com três federações partidárias, que abrangem sete partidos, com validade até 2026. São elas: Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), que conta com o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Verde (PV); Federação PSDB Cidadania, integrada pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Cidadania; e a Federação PSOL Rede, que oficializa a união do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) com a Rede Sustentabilidade (Rede).

As federações partidárias contribuem para a redução do número de candidatos a vereador. De acordo com a regra eleitoral, cada partido ou federação pode lançar uma chapa com o número de cadeiras em disputa, acrescido de um, nas eleições. Em São Carlos, cada partido ou federação poderá lançar 22 candidatos.

Caso estivessem separados, por exemplo, PT, PC do B e PV poderiam lançar 22 candidatos cada um. Porém, como estão unidos em uma federação, os três partidos poderão lançar 22 candidatos no total. Ou seja, são 44 possíveis candidaturas a menos apenas neste caso.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x