30 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Câmara alterna eleições com altas e baixas taxas de renovação

Câmara alterna eleições com altas e baixas taxas de renovação

Em 2024, a expectativa é alta, pela nova formatação da disputa eleitoral

08/05/2024 14h08 - Atualizado há 3 semanas Publicado por: Redação
Câmara alterna eleições com altas e baixas taxas de renovação

A Câmara de São Carlos, desde 2008, alterna eleições com alta e baixa taxa de renovação das cadeiras do Legislativo. Já houve anos com 62% de mudança na composição do Legislativo, enquanto, em outro momento 77% dos parlamentares conquistaram a reeleição.

No ano de 2004, houve uma redução no número de cadeiras em disputa no Legislativo são-carlense, de 21 para 13 vereadores. Em 2008, cinco dos vereadores eleitos em 2004 conquistaram a reeleição. Nesta eleição, o índice de renovação do Legislativo ficou em 61,5%. Apenas José Pinheiro não concorreu à reeleição.

Já em 2012, o Legislativo são-carlense voltou a ter 21 cadeiras em disputa. Neste ano, o índice de reeleição foi alto. Dos 13 vereadores eleitos em 2008, 10 conquistaram a reeleição. Não é possível calcular índice de renovação, pois havia número maios de cadeiras em disputa. Além disso, Normando Lima, que havia sido o vereador mais votado em 2008, candidatou-se a vice-prefeito na chapa de Oswaldo Barba (PT), que acabou derrotada. Já Dorival Mazola faleceu em 2011. Na época, Marquinho Amaral assumiu o mandato e conquistou a reeleição. Apenas Robertinho Mori não conseguiu se reeleger.

Na eleição de 2016, 8 vereadores conquistaram a reeleição. Houve renovação em 62% das cadeiras do Legislativo. Entretanto, nesta eleição, alguns nomes conhecidos não concorreram. Lineu Navarro (PT) e Walcinyr Bragatto (então no PV) foram candidatos a prefeito, mas acabaram derrotados. Edson Fermiano, Penha e Ronaldo Lopes não disputaram a reeleição. Paraná, que viria a falecer em 2018, também não disputou. Porém, o seu filho, Paraná Filho, foi eleito vereador para exercer o primeiro mandato.

Na última eleição municipal, em 2020, marcada pela pandemia da Covid-19, houve alto índice de reeleição na Câmara. 13 dos 21 vereadores foram reeleitos. O índice de renovação ficou em apenas 38% das cadeiras. Nesta eleição, Chico Loco, Julio Cesar e Leandro Guerreiro se candidataram a prefeito e não se elegeram. Já João Muller e Kiki optaram por não disputar a reeleição.

Com as novas regras para as eleições de 2024, como a redução no número de candidatos (cada partido ou federação pode lançar 22 e não mais 32 nomes) e a regra para disputa das sobras, a expectativa é grande quanto à composição do Parlamento em 2025.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x