19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Câmara aprova projeto que proíbe logomarcas de governo

Câmara aprova projeto que proíbe logomarcas de governo

05/08/2015 08h00 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Câmara aprova projeto que proíbe logomarcas de governo

A Câmara de São Carlos aprovou, na noite de ontem, o projeto de lei que proíbe a identificação de veículos oficiais, documentos, material escolar e próprios municipais com logomarcas, slogans, cores ou quaisquer outros símbolos que identifiquem gestão ou períodos administrativos. Pelo projeto, a logomarca do governo do município deverá conter somente as cores e símbolos oficiais, como o brasão e a bandeira de São Carlos. A matéria entra em vigor a partir de 2017, em uma nova administração. Na exposição de motivos da proposta, o vereador aponta o artigo 37, parágrafo 1º, da Constituição Federal, que determina que “a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.

A Carta Magna também determina que nos processos administrativos, serão observados os critérios de objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades. 

Na exposição de argumentos, o vereador enfatiza que as gestões são temporárias, o que provoca despesas desnecessárias ao município, pois cada uma delas quer marcar sua passagem com sua própria identificação nos veículos, documentos oficiais e próprios municipais. A seu ver, a limitação da logomarca oficial aos símbolos da cidade não trariam gastos para o município e identificariam os governos de maneira legal e adequada. Departamentos que tenham logomarcas próprias como Guarda Municipal e SAAE estão isentas da determinação.

POLÊMICA – A questão das logomarcas ganhou polêmica em 2013 quando o Ministério Público abriu um inquérito civil para investigar símbolos usados pela Prefeitura em carros oficiais e prédios públicos. A logomarca dos carros oficiais da Prefeitura tinha a segunda letra A, de São Carlos, estilizada, e ao lado, em destaque, eram dois triângulos representando a letra A, nas cores verde e azul. 

A princípio, a promotoria entendeu que a logomarca causa promoção pessoal, o que é contra a legislação. A Constituição Federal prevê publicidade de órgãos e serviços públicos, mas proíbe o uso de símbolos, imagens ou marcas que caracterizem a promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos. 

No ano passado, a Justiça julgou improcedente a denúncia do MP. O juiz Mário Massanori Fujita considerou que a logomarca não viola a Constituição Federal e não faz alusão direta ao material de campanha política do prefeito, como havia denunciado o MP. Na decisão, a Justiça considerou que no material não há menção ao nome do prefeito ou de seu partido político e, portanto, não caracteriza improbidade administrativa.

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x