5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Candidatos eleitos em São Carlos serão diplomados em 20 de novembro

Candidatos eleitos em São Carlos serão diplomados em 20 de novembro

18/10/2012 11h27 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Candidatos eleitos em São Carlos serão diplomados em 20 de novembro

A diplomação dos candidatos eleitos a prefeito, vice-prefeito e 21 vereadores em 7 de outubro está agendada para o dia 20 de novembro. A cerimônia será realizada, a partir das 20h, no Plenário do Fórum Criminal, no Centro de São Carlos.

A diplomação, segundo o juiz eleitoral Paulo César Scanavez, é que dará a todos os candidatos eleitos o título de prefeito e vereadores. “É neste momento que a Justiça Eleitoral aponta que os eleitos aos cargos da administração pública no Executivo e Legislativo estão habilitados, através do voto popular, a exercer o mandato de quatro anos dentro desses poderes”, explicou.

Os diplomas confeccionados e encaminhados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) serão entregues pelo juiz Sacanavez, da Zona Eleitoral 121. A cerimônia funciona como uma formatura em que cada um é chamado à frente para receber o certificado. Este é o ato oficial da Justiça Eleitoral que diploma os novos governantes e difere da posse dos eleitos que ocorre no dia 1º de janeiro de 2013. “Neste caso é um evento de passagem de mandato do prefeito anterior para o futuro governante, organizado pela Prefeitura e Câmara”, disse.

De acordo com o atual presidente da Câmara, Édson Fermiano (PR), ainda não há um local definido para a sessão de posse do prefeito e vereadores. Entretanto, a última, realizada em janeiro de 2008, ocorreu no Teatro Municipal. “Tem de ser um local espaçoso para abrigar as famílias e amigos dos candidatos eleitos. O plenário da Câmara é pequeno para este evento”, reforçou.

O vereador Júlio César (DEM), mais votado com 5.587 votos, preside a primeira sessão da Câmara de 2013, em que serão eleitos o presidente, vice-presidente 2º vice-presidente, secretário e 2º secretário. O mandato será até 2015.

Na primeira sessão ordinária após a posse ocorrerá a formação das oito comissões: Legislação, Justiça e Redação; Urbanização, Transportes e Habitação; Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia; Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Relações do Trabalho; Saúde e Promoção Social; Meio Ambiente; Ética e Decoro Parlamentar e de Economia, Finanças e Orçamento.

As comissões técnicas da Câmara, regimentalmente, têm a tarefa de analisar e dar parecer em todos os processos sob exame da Casa durante os dois anos de mandato da Mesa Diretora. A escolha de seus integrantes – presidente, secretário e membro – ocorre por indicação das bancadas partidárias e consenso entre os vereadores. Se não houver consenso, a eleição é feita por votação nominal em plenário. Tais comissões já funcionaram no período de 2013 e 2014.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Com os meus pensamento...
Com os meus pensamento...
11 anos atrás

Com os meus pensamentos… no próximo ano teremos um novo “prefeito”, por mais vontade que ele tenha, não vai conseguir fazer nada (transição), só vai conseguir terminar as obras do Barba (obras já conquistadas por nós e com nossos recursos)… no segundo ano, vamos ter eleição para governador, o irmão do futuro prefeito vai cuidar da sua própria vida, não vai perder tempo com São Carlos (como fica os recursos que ele vai precisar? de Brasilia com quem?)… continuando… vamos conquistar (PT) a prefeitura de São Paulo, com bastante chances, vamos conquistar também o Governo do Estado de São Paulo… Aí eu pergunto novamente, como o futuro prefeito de São Carlos vai conseguir recursos para cidade? Brasília (PT)? São Paulo (PT)… não sei…

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x