17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Centro Oncológico é a primeira grande conquista do mandato, considera Cidinha

Centro Oncológico é a primeira grande conquista do mandato, considera Cidinha

27/12/2013 10h12 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Centro Oncológico é a primeira grande conquista do mandato, considera Cidinha

Eleita com 1.526 votos em 2012, a vereadora Cidinha do Oncológico, que em outubro desse ano trocou o Partido Humanista da Solidariedade (PHS) pelo Solidariedade, acredita que cumpriu uma das principais promessas de campanha nos primeiros meses de mandato como vereadora: a inauguração de um novo espaço de um Centro Oncológico, perto da Santa Casa.

 

“É uma reivindicação de nove anos. Mesmo não sendo vereadora, lutava por um espaço digno aos pacientes com câncer. O Centro Oncológico ficava no espaço do Ceme [Centro de Especialidades Médicas], mas não apresentava condições de um atendimento humanizado”, destaca a vereadora.

Com o novo Centro Oncológico, de acordo com a vereadora, a equipe multidisciplinar vai atuar junta, no mesmo espaço, algo que não acontecia antes.

O ambulatório será responsável por oferecer todo o tratamento necessário ao paciente com câncer, como atendimento psicológico e de reabilitação. “Antes, isso não ocorria. O paciente tinha de fazer, por exemplo, terapia ocupacional em outro local. Hoje a equipe atua no mesmo lugar e isso, sem dúvida, traz menos transtornos ao paciente, que sofre demais durante o tratamento de combate ao câncer”, explica.

A vereadora também foi a autora da denúncia que apontava irregularidades no prédio que abrigava secretarias municipais, na esquina da Avenida São Carlos com a rua Major José Inácio. “O Corpo de Bombeiros mostrou 40 irregularidades no prédio. O elevador estava interditado e quem procurava a secretaria de Saúde tinha de subir quarenta degraus. A partir dos nossos pedidos, a Prefeitura providenciou novos espaços para as secretarias”, disse Cidinha.

O prédio abrigava as secretarias de Ciência e Tecnologia, Saúde, Obras e as coordenadorias de Meio Ambiente e Orçamento Participativo.

CEME – A vereadora também denunciou as condições que considera precárias do Centro de Especialidades Médicas. “A Vigilância Sanitária relatou que o prédio não apresentava condições de funcionamento para a demanda atendida, assim como na complexidade e diversidade dos procedimentos realizados”, observou.

 

Cidinha do Oncológico concilia as atividades de funcionária pública municipal e vereadora. “A política é um desafio. Temos de vencer a burocracia, os processos são muito lentos, mas mesmo assim protocolei 85 requerimentos, 48 indicações, 11 moções e dois projetos de lei. Só no meu gabinete, atendi 324 pessoas”, resumiu.

A vereadora disse que trabalha para a implantação de jornada de 30 horas para os funcionários da saúde. Comemorou a realização das cirurgias de vesícula por laparoscopia, que torna o processo menos invasivo e que antes era feito apenas em Américo Brasiliense e luta pela implantação do Laboratório de Obesidade, com equipe multidisciplinar composta por psicólogos, nutricionistas, entre outros profissionais.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x