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“Em 130 dias, obra podia apresentar avanços”, acredita Newton

14/05/2013 12h12 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
“Em 130 dias, obra podia apresentar avanços”, acredita Newton

O deputado federal Newton Lima visitou, na manhã desta segunda-feira, 13, a redação do Primeira Página. Ele apresentou um balanço dos dois anos de mandato como deputado federal pelo PT de São Paulo. Além disso, falou sobre algumas obras que considera importantes para o desenvolvimento de São Carlos, como a duplicação da pista de acesso à região Sul de São Carlos, na Praça Itália.

 

“A obra foi projetada dentro do meu mandato como prefeito de São Carlos e teve sequência na administração do ex-prefeito Oswaldo Barba, com os recursos já assegurados pelo governo federal. A solução para a Praça Itália é a duplicação”, afirma o deputado federal.

Na última semana, o prefeito Paulo Altomani (PSDB) e o secretário de Planejamento e Gestão, Júlio César Pereira de Souza estiveram em Brasília, na sede do DNIT (Departamento de Infraestrutura dos Transportes), para debater a questão da continuidade da obra da Praça Itália, já que o Departamento não permite a transferência de recursos para outra obra, como inicialmente o atual prefeito de São Carlos havia sugerido.

O deputado federal afirmou que Altomani apenas confirmou aquilo que havia sido falado quando da interrupção das obras, ou seja, que não era possível transferir a verba de uma obra para outra – Altomani tinha a intenção de transferir a verba para as obras de combate a enchentes na região do Cristo, na Avenida Comendador Alfredo Maffei.

Para Newton Lima, a duplicação da pista da Praça Itália é uma obra que transcende o embate político. “Temos dois problemas nessa região. O estrangulamento no trânsito e as enchentes. Eles só serão resolvidos quando as obras estiverem concluídas”, explicou o deputado federal.

Na opinião do deputado, como a empresa alegou não ter capacidade técnica para dar sequência à obra, a Prefeitura poderia ter providenciado a abertura de um novo processo licitário. “Como não é possível transferir recursos já carimbados pelo governo federal para a obra da Praça Itália, a Prefeitura poderia ter providenciado um novo processo de licitação. Em 130 dias de governo Altomani, a obra poderia apresentar avanços”, confia Newton.

 

SENSIBILIDADE – De acordo com o deputado, as intervenções sugeridas na Praça Itália contaram com a sensibilidade do DNIT, que sugeriu, também, intervenções no Viaduto Quatro de Novembro, na região da Estação Ferroviária. Ele lembrou que há um acordo judicial que envolve o Grupo Savegnago e o Ministério Público Federal (MPF), que englobam a duplicação da pista da Praça Itália. Pela legislação em vigor não pode haver construções num trecho de 15 metros de distância da ferrovia. O Savegnago readequou o projeto à legislação. “A modificação do projeto leva em conta a continuação da obra de duplicação”, assegura Newton.

 

Obra da Praça Itália tem investimento de R$ 7,7 milhões

A passagem pelo pontilhão da Praça Itália liga as regiões mais populosas de São Carlos – Grande Vila Prado e Cidade Aracy, que juntas têm aproximadamente 75 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os trabalhos para a obra começaram no segundo semestre de 2012, entretanto, nove meses depois, a Rual Engenharia desistiu da obra.

A empresa fez um túnel de 270 metros para drenagem de águas de chuva e desistiu da obra argumentando que os projetos não haviam sido apresentados à concessionária responsável pela ferrovia, a América Latina Logística (ALL), que precisa autorizar os trabalhos na linha férrea do viaduto. A ALL, à época, analisava a viabilidade técnica das intervenções.

Conforme divulgado pelo Primeira Página de domingo, o prefeito Altomani e o secretário de Planejamento e Gestão, Júlio César Pereira de Souza estiveram no DNIT para discutirem a continuidade da obra. “Se a obra fosse executada da forma que estava prevista causaria altíssimo risco com o público passando em baixo e o trem passando em cima. Outra sugestão feita pela ALL que não aceitamos foi de fazer a obra paralisando os serviços toda vez que o trem passasse e também proibindo os munícipes de transitar pelo local nesses momentos. Com esse método não teríamos previsão de quando a obra terminaria e também colocaríamos a vida dos trabalhadores e cidadãos em risco”, argumentou Altomani.

O DNIT vai analisar as propostas e passar para a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres – aprovar um novo método construtivo naquela região.

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Junior
Junior
10 anos atrás

“Em 130 dias de governo Altomani, a obra poderia apresentar avanços”. Ora, ora… em 1460 dias de governo Barba a obra não apresentou nenhum avanço. Quanta apologia…

Beto
Beto
10 anos atrás

Estamos aguardando a cidade de bionergia ,a fabrica de helicópteros a. De chips etc etc

São Carlense
São Carlense
10 anos atrás

Newnton vc é o cara mais demagogista que tem nessa cidade…………só fala e não faz nada…….e no seu governo e depois com o Barba….o que fizeram?????? já sei sem respostas…….

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