20 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Encontro debate federalização do Hospital Escola

Encontro debate federalização do Hospital Escola

01/11/2013 11h14 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Encontro debate federalização do Hospital Escola

O prefeito Paulo Altomani recebeu nesta quinta-feira (31), em seu gabinete, a diretora de Gestão de Pessoas da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Jeanne Liliane Marlene Michel, o reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Targino de Araújo Filho e o diretor técnico do Hospital Escola, Sérgio Luiz Brasileiro Lopes. Participaram também do encontro o procurador geral do município, Waldomiro Bueno e o chefe de gabinete, Alfredo Colenci Jr.

 

Segundo explicou a diretora da EBSERH, ela foi convidada pelo reitor da UFSCar para explicar ao prefeito como funciona a empresa, criada pelo Ministério da Educação, para gerir os hospitais universitários federais. “O reitor entendeu que seria necessário que fizéssemos esses esclarecimentos para que a comunidade pudesse tomar decisões confortavelmente. A decisão de federalizar o Hospital Escola compete à prefeitura e a UFSCar. Seria uma alternativa de gestão no caso de ocorrer esse tipo de movimento. Temos a experiência em outros estados, onde já ocorreu esse tipo de negociação. O nosso papel é dar suporte, apoio e condições técnicas para viabilizar esse projeto”, explicou ela.

O reitor da UFSCar reforçou que há interesse por parte da universidade que o Hospital eEcola seja federalizado para ser financiado pelo Governo Federal e que atenda as necessidades dos alunos do curso de Medicina, além das necessidades de saúde da comunidade local e regional. “O que nós estamos pleiteando é que o Hospital Escola seja federalizado para que possamos ter a sua gestão por meio da EBSERH. O município não deixaria de ser o gestor pleno da saúde, mas faríamos uma contratualização com o Poder Público local no sentido das metas  que precisaríamos alcançar”, esclareceu.

De acordo com o prefeito Paulo Altomani, a proposta precisa ser discutida com a Diretoria Regional de Saúde de Araraquara, com a Câmara Municipal e com todas as partes envolvidas no processo. “Essa é a primeira exposição que estamos tendo com a representante da EBSERH no sentido de discutir como a universidade poderá participar da Rede Pública municipal na resolução dos problemas que nós temos na área da saúde. Essa é uma gestão que deve ser compartilhada com todas as partes interessadas”, disse Altomani.

 

O prefeito reforçou também que a intenção é instalar no Hospital Escola, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que seria mantido com recursos do governo do estado, do Ministério da Educação e do Sistema Único de Saúde (SUS). “Eu tenho certeza que vamos chegar a um bom acordo para que essa questão seja resolvida. O que queremos ó oferecer à nossa população um atendimento digno na área da saúde. Da parte da prefeitura existe a maior boa vontade em concluir o hospital e fazer a gestão compartilhada para atender bem os nossos munícipes”, concluiu.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x