19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Homenagem a Rantin exalta trajetória do pesquisador

Homenagem a Rantin exalta trajetória do pesquisador

23/09/2013 16h42 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Homenagem a Rantin exalta trajetória do pesquisador

A Câmara Municipal promoveu na noite de sexta-feira (20), no Edifício Euclides da Cunha, uma sessão solene para entrega do título de “Cidadão Benemérito de São Carlos” ao Professor Doutor Francisco Tadeu Rantin, chefe do Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A homenagem, oficializada pelo Decreto Legislativo No.799, de autoria do presidente da Câmara, Marquinho Amara(PSDB), que foi o orador oficial. A sessão contou com presença do prefeito Paulo Altomani.

 

A concessão do título reconhece a contribuição de Rantin ao município e à ciência ao longo de sua trajetória na UFSCar. Natural de São Carlos, com 63 anos, ele foi o primeiro fisiologista a ser contratado na Universidade Federal de São Carlos. Formado  em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP), obteve o grau de Mestre no Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da USP e de Doutor no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UFSCar e no Departamento de Zoofisiologia da Universidade de Aarhus, Dinamarca. Pesquisador de renome na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Comparada, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UFSCar, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, um dos criadores e várias vezes coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da UFSCar. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia (biênio 2006-2008). Atualmente é chefe do Departamento de Ciências Fisiológicas da UFSCar.

 

Em seu discurso, Marquinho Amaral  assinalou que Rantin é um pesquisador no auge da sua produtividade, um cientista engajado no processo de desenvolvimento. “O professor Rantin personifica a união da cidade com a ciência e o conhecimento, propagados pelas instituições de ensino e pesquisa que aqui fincaram raízes”, disse.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x