9 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Prefeita de Ibaté abre investigação de possível negligência

Prefeita de Ibaté abre investigação de possível negligência

15/01/2014 23h07 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Prefeita de Ibaté abre investigação de possível negligência

A prefeita de Ibaté, Lu Spilla (PSDB), determinou a abertura do Processo Administrativo Disciplinar para apurar se ocorreu negligência no atendimento por parte de uma enfermeira do Hospital Municipal. O caso aconteceu no final do ano passado envolvendo uma paciente de 59 anos, portadora de câncer.

 

Em entrevista ao Primeira Página a assessora jurídica da Prefeitura, Lara Seneme Ferraz, informou que já foi elaborada a Portaria de Instauração do Processo Administrativo Disciplinar e a indicação dos membros da Comissão Processante, que iniciará esta semana os trabalhos de apuração dos fatos, com a oitiva da enfermeira. Amanhã acontecerá a reunião da comissão que irá atuar no processo disciplinar, além da intimação da servidora para prestar seu depoimento e dar sua versão dos fatos.

“A partir disso, ela irá ter um prazo para apresentar sua defesa, incluindo testemunhas. Depois acontecem as audiências de instrução e se for necessário o Município pode solicitar outras pessoas para serem ouvidas, inclusive com a convocação da família da vítima, mas quem decide esses passos é a Comissão processante”, afirmou Lara.

De acordo com a assessora, o prazo para a conclusão do processo é de 90 dias e se for necessário uma prorrogação, só é possível estender mais uma vez por esse mesmo período. “Se ficar comprovado a irregularidade praticada pela servidora, dentro da infração cometida, que é sempre tipificado por lei, ela tem a penalidade cabível que vai de advertência e suspensão até expulsão”, finaliza ela.

O ex-diretor municipal da saúde, Hamilton Donizete Piassi, estava no Hospital no dia do ocorrido, e mantém uma postura imparcial sobre a situação. Ele deixou claro que em nenhum momento confirmou a negligência da enfermeira. “Muitas pessoas estão culpando a enfermeira sem ao menos saberem o que realmente aconteceu, o melhor a fazer nesses casos é aguardar a apuração”, diz.

 

ENTENDA O CASO

Em novembro do ano passado, a paciente foi procurar atendimento médico devido a um sangramento em seu tumor. Ela foi bem atendida pelo médico, porém, teria encontrado complicações no departamento de enfermagem. No momento de fazer o curativo no ferimento, a enfermeira teria se recusado, pois a blusa da paciente estava suja de sangue. A funcionária supostamente orientou a mulher para tomar um banho e lavar o ferimento em sua casa antes de receber o curativo. 

 

A paciente que seria moradora do bairro Santa Terezinha, não estava acompanhada de sua família e foi a pé para casa. No trajeto, a mesma teria passado mal e precisou se sentar num banco na frente de um bar. O caso revoltou a população da cidade e até foi parar nas páginas das redes sociais.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x