19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Lineu propõe criação de prognóstico e diagnóstico autista

Lineu propõe criação de prognóstico e diagnóstico autista

28/02/2014 15h22 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Lineu propõe criação de prognóstico e diagnóstico autista

Na última Sessão Ordinária, o vereador Lineu Navarro propôs a criação do Programa de Prognóstico, Diagnóstico e Acompanhamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) pela Rede Municipal de Educação.

 

Segundo o Projeto de Lei que tramita na Câmara Municipal, uma Equipe Multidisciplinar, composta por psicólogos, psicopedagogos, psiquiatras, fonoaudiólogos e neurologistas deverá realizar, no primeiro semestre de cada ano letivo, uma avaliação dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, para prognósticos, diagnósticos e acompanhamento de situações de TEA.

O TEA atinge quase 2 milhões de cidadãos só no Brasil e estima-se que a cada 100 nascimentos, uma criança seja autista. É um número maior que casos de HIV, diabetes e câncer juntos. Para aumentar as possibilidades de desenvolvimento, é de grande importância diagnosticar o autismo antes dos 3 anos de idade.

Além disso, o TEA faz com que as pessoas sintam o mundo de forma diferente da maioria; é difícil para os autistas falar com os outros e se expressar com palavras. Geralmente guardam seus sentimentos para si mesmos e muitos não podem se comunicar sem ajuda especial.

 

Para Lineu, “com a criação de um programa coordenado por uma equipe multidisciplinar que consiga elaborar prognósticos e diagnósticos de crianças autistas que estejam frequentando a rede municipal de educação, o poder público estará assumindo seu papel de contribuir para a potencialização das capacidades destas crianças e jovens, facilitando a inclusão social dos mesmos, diminuindo preconceitos e colaborando com os pais destes alunos”, disse o vereador.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x