8 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Massafera comemora início das aulas da Fatec de São Carlos

Massafera comemora início das aulas da Fatec de São Carlos

21/01/2014 19h57 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Massafera comemora início das aulas da Fatec de São Carlos

O início das aulas da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de São Carlos, nesta terça-feira, 21, foi comemorado pelo deputado estadual Roberto Massafera como um marco histórico para a cidade. Na próxima semana, está prevista uma aula inaugural com o prefeito e engenheiro Paulo Altomani.

 

“É preciso reconhecer o esforço do prefeito Paulo Altomani e do presidente do Cepam, Lobbe Neto, nessa conquista para São Carlos. Unimos esforços com o governador Geraldo Alckmin na expansão do ensino profissionalizante. Esse é um compromisso do governo com os jovens e uma grande contribuição para o desenvolvimento do País”, considerou Massafera.

O parlamentar destaca que o ensino profissionalizante oferecido gratuitamente pelo Centro Paula Souza, órgão estadual que administra as Fatecs e Etecs, capacita os estudantes a ingressarem no mercado de trabalho.

Massafera também tem defendido junto ao governo do Estado a instalação de incubadoras de empresas dentro das novas unidades. Seu objetivo é estimular o empreendedorismo entre os alunos e o desenvolvimento econômico do Estado.

 

Expansão – No início do mês, o governo de São Paulo criou 31 cursos descentralizados das Escolas Técnicas (Etecs) em cidades que não contam com essas escolas. Entre os contemplados em nossa região estão os municípios de Gavião Peixoto e Itirapina.

Com essas novas unidades, o Centro Paula Souza passa a atuar em 306 municípios paulistas, oferecendo cursos técnicos e ensino médio a 310 mil alunos. As Fatecs somam mais 64 mil alunos distribuídos em 65 cursos de graduação tecnológica. São 59 faculdades presentes em 52 municípios.

A qualidade do ensino é inquestionável. Segundo dados do ENEM, realizado pelo Ministério da Educação, das 50 melhores escolas estaduais do Brasil, 38 são do Centro Paula Souza. O ENADE, que avaliza o ensino público universitário, atribui nota 4 e 5 (nota máxima) a 90% das Fatecs.

O resultado dessa excelência é a empregabilidade. Nove entre 10 alunos das Fatecs conseguem emprego ainda no primeiro ano de formado. Destes, 96% têm vínculo formal com as empresas e os salários podem chegar a R$ 5 mil. Entre os egressos das Etecs, o índice de empregabilidade chega a 80%.

 

Fatec – Além de São Carlos, o governador Geraldo Alckmin também autorizou a instalação de uma Fatec em Araraquara. Ela será construída no Jardim Santa Júlia, em terreno doado pela Prefeitura Municipal, e deve funcionar a partir do primeiro semestre de 2015.

Em São Carlos, a Fatec vai começar com 40 vagas para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial. As aulas noturnas serão ministradas na Escola Técnica Paulino Botelho. A Prefeitura está negociando com o Instituto Inova a aquisição de uma área no Parque Dhama para construção do prédio definitivo.

 

A Fatec de São Carlos é resultado da articulação e trabalho de inúmeras pessoas. Entre elas, destacam-se o prefeito Paulo Altomani; o presidente do Cepam, Lobbe Neto; o deputado estadual Roberto Massafera; o presidente da Câmara Municipal, Marquinho Amaral; e o empresário Antônio Zanetti.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x