4 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Metalúrgicos de São Carlos participam de audiência pública

Metalúrgicos de São Carlos participam de audiência pública

18/05/2015 11h24 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Metalúrgicos de São Carlos participam de audiência pública

Os metalúrgicos de São Carlos participaram de forma expressiva na quinta-feira (14) da audiência pública sobre Terceirização – Projeto de Lei 4330, que ocorreu na Câmara Municipal de São Carlos.

A audiência foi solicitada pelo Vereador Ronaldo Lopes (PT), e contou com a presença para compor a mesa de debate, o presidente de Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Região, Erick Silva; o Coordenador da Subsede da CUT, Edinaldo Ferreira; a Dirigente Sindical, Ceres Lucena, do Gerente Regional do Trabalho, Antonio Valério Morillas Júnior;  e o Procurador do Ministério do Trabalho de Araraquara, Rafael de Araújo Gomes.

O objetivo da audiência foi oferecer um espaço à população para conhecer e debater sobre o projeto de Lei 4330 da terceirização, que implica diretamente na vida dos trabalhadores. Dirigentes do Sindicato, trabalhadores na base  e demais sindicatos marcaram presença no evento, se posicionando contra o projeto.

Para o Gerente Regional do Trabalho, Antonio Valério Morillas Júnior, terceirização é a precarização do trabalho, e início do trabalho escravo.  “Nós do Ministério do Trabalho, já vimos casos de empresas terceirizadas que abandonaram seus trabalhadores, deixando eles a mercê da sorte, e tentamos encontrar algum meio de fazer valer o direito do trabalhador”, explica Morillas.

Dados do DIEESE mostram que trabalhadores terceirizados recebem salário 24% menor em relação ao trabalhador direto que exerce a mesma função.  O Trabalhador terceirizado está mais exposto a acidentes (8 de cada 10 mortes acontecem com terceirizados), e 90% dos trabalhadores resgatados em trabalho escravo são terceirizados.  

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Erick Silva, a iniciativa em discutir o tema PL 4330 em uma audiência pública foi muito importante. “É uma grande satisfação poder falar desse tema, os metalúrgicos de São Carlos, de São Paulo e de todo país, tem lutado fortemente contra esse projeto. A importância  de poder juntar todas essas autoridades,  e poder debater,  e pensar que todas essas entidades são fundamentais  e contrárias ao PL 4330  é sem dúvida muito bom, porque mostra que estamos  no caminho certo, lutando pelos direitos da classe trabalhadora”, ressaltou Erick Silva.

Para finalizar o vereador Ronaldo Lopes se falou sobre como a audiência pode contribuir para a sociedade. “Essa audiência serviu para debater um tema que afeta todos os trabalhadores, os danos que esse projeto pode causar a todos, a sociedade em geral. Os terceirizados sofrem por falta de representatividade dos sindicatos, pelos baixos salários, dente outras coisas, tem seus direitos precarizados. Procuramos neste espaço conscientizar a classe trabalhadora e a sociedade da importância de ir contra ao PL 4330, só lamento que os representantes que defendem esse projeto não estiveram presentes  para colocar seus argumentos”,  finaliza o vereador Ronaldo Lopes.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x