2 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Pepino diz que não tem lógica privatizar o saae

Pepino diz que não tem lógica privatizar o saae

21/11/2013 06h20 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Pepino diz que não tem lógica privatizar o saae

O presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Sérgio Pepino, disse que a autarquia vive um bom momento financeiro e que não há sentido em privatizar o órgão. Pepino, porém, admite que a aprovação do Plano Municipal de Saneamento pela Câmara na última terça-feira, abre a possibilidade da prestação de serviço por empresas particulares e privadas. “O SAAE dá lucro, tem dinheiro em caixa. Estamos investindo na compra de veículos e na ampliação do tratamento de esgoto, com recursos do governo federal, que vêm para a cidade a fundo perdido”, disse.

 

O professor de hidráulica e saneamento do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de São Paulo (USP), João Sérgio Cordeiro, afirma que uma boa gestão da autarquia não é motivo para a privatização.

A polêmica sobre a privatização do SAAE voltou aos debates durante a discussão sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico, que foi aprovado pelos vereadores por 13 votos a 5. O vereador Lineu Navarro (PT) apresentou quatro emendas ao projeto, que foram rejeitadas pela base de sustentação ao governo Paulo Altomani (PSDB).

Uma delas diz respeito à modificação do parágrafo 1º do artigo 1º, que trata da abertura de espaço para empresas privadas ou particulares prestarem serviços propostos no Plano Municipal de Saneamento.

“Estão querendo privatizar o SAAE, o próximo passo é alterar a Lei Orgânica do Município, que estabelece que os serviços locais de abastecimento de água e tratamento de água são de competência do município”, disse o parlamentar na última terça-feira, durante a sessão da Câmara.

De acordo com o presidente do SAAE, Sérgio Pepino, não faz sentido dizer que a autarquia será privatizada. Ele cita os R$ 28,8 milhões que a cidade receberá por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a fundo perdido, para a ampliação do tratamento de esgoto da cidade; outros R$ 22,5 milhões serão financiados pelo município. “Estamos falando da ampliação do tratamento de esgoto da cidade até 2031. também estamos revertendo a situação do sucateamento da frota com a compra de sete motos, cinco veículos e duas retroescavadeiras. Vamos construir três reservatórios para solucionar o problema de abastecimento na região do Cidade Aracy, vamos investir na ampliação das reservas de água para evitar o desabastecimento, então não vejo motivos para se privatizar”, garantiu Pepino. Sem revelar números, o presidente do SAAE disse que a autarquia apresenta superávit financeiro em 2013.

 

Boa gestão não justifica privatização, diz professor da USP

Para o professor de hidráulica e saneamento da USP, João Sérgio Cordeiro, uma boa gestão pública da autarquia não justifica a privatização. “Uma autarquia com pessoas técnicas, capacitadas e com conhecimento do assunto não precisa de privatização”.

Ele pondera que há a necessidade do SAAE apresentar lucro e que esse recurso seja direcionado aos investimentos na melhoria da prestação de serviços à população. “Uma autarquia pública precisa de lucro porque é por meio dele que se busca o aprimoramento na prestação do serviço”, esclareceu.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de São Carlos (Sindspam), Adail Alves de Toledo, não foi encontrado para informar qual a postura que o sindicato adotará diante das informações do vereador Lineu Navarro (PT).

Lineu adiantou à reportagem do Primeira Página que vai se reunir com o presidente do Sindicato para discutir o assunto.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x