Praça Itália não será mais duplicada; prioridade é o combate às enchentes
O prefeito Paulo Altomani afirmou nesta sexta-feira, 2, durante a abertura do Encontro da Associação dos Prefeitos da Região Central (Aprec) que as obras de duplicação da Praça Itália sob a linha férrea não será mais realizada. Ele afirma que a construtora alegou não ter como atender às exigências da América Latina Logística (ALL), empresa que detém a concessão do transporte ferroviário na região.
“A empresa que estava contratada nos procurou e, dentro das exigências da ALL ela se viu impossibilitada de dar continuidade a esta obra, que era uma obra que trazia alto risco á população. Além disso,estas obras iam atrasar em muito as obras do Supermercado Savegnago. Então, a gente decidiu pela rescisão amigável do contrato com esta empresa e nós vamos procurar junto ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) do Ministério dos Transportes, a transferência destes recursos para acelerar as obras do viaduto embaixo da ferrovia, atrás do shopping, que é uma muito mais essencial para a Prefeitura”. O objetivo do governo municipal é acabar com o maior gargalo que existe hoje para o escoamento das águas das chuvas. A região da rotatória do shopping é uma dos pontos mais graves de alagamento na cidade.
Altomani também enfatiza que a continuidade do cronograma das obras traria vários problemas para a cidade. “A obra da Praça Itália traria transtornos para a cidade, seria uma obra de dois ou três anos, com o povo passando embaixo, o trem passando em cima, de altíssimo risco. E resolvemos, de forma amigável cancelar o contrato”.
No dia 24 de fevereiro de 2011, foi publicado no Diário Oficial da União, o extrato do termo de cooperação firmado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Prefeitura Municipal de São Carlos, para execução das obras de construção de viaduto para transposição da via férrea na zona sul da cidade. O projeto previa a duplicação da passagem entre a Praça Itália e a rotatória da Escola Jesuíno de Arruda.
O valor do convênio era de R$ 10.038.869,47 sendo R$ 9.235.759,91 referentes à participação do DNIT e R$ 803.109,56 correspondentes à contrapartida da Prefeitura de 8% do total.
A obra da Praça Itália seria o primeiro de quatro projetos executivos analisados em Brasília. Além da Praça Itália, também se busca a ampliação da passagem do córrego do Monjolinho sob a linha férrea; nas proximidades do shopping; duplicação do Viaduto 4 de Novembro; e construção de um viaduto ligando o distrito industrial Miguel Abdelnur à avenida Morumbi.
Vai fazer errado, preste atenção Altomani. Quatro anos passa rápido.
Que administrador o sr é.
O sr. Altomani deveria aproveitar a oportunidade e exigir a retirada de vez desse lixo que é o trem do centro da cidade, como está sendo feito na vizinha Araraquara e Rio Claro.
Atrapalhar o supermercado? kkkk,e o resto dos 230 mil habitantes, como é que fica, realmente o prefeito Altomani está indo de mal a pior, pobre povo de s.c, será que nenhum vereador vai cobra-lo poe esse absurdo.
4 anos são carlos vai ficar parada
Imediatistas, ignorância ou ocupavam cargos de confiança no governo anterior, desses cobradores que querem em 3 meses a solução de todos os problemas da cidade.
Mudar para melhorar!
Tudo que ele disse que iria fazer, até agora nada.
Como prefeito o Altomani deve ser nadador, porque só nada, nada, nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1